segunda-feira, 22 de julho de 2013

CONCEITO HOLÍSTICO:

"HOLÍSTICO" deriva do vocábulo grego "HOLOS", que traz em si a idéia do todo. Então, o conceito de visão holística indica a visão total, do todo, por inteiro. É uma visão sistêmica, em que tudo se relaciona e influencia de tal forma que, por menor que seja a atuação ou o fenômeno, esse irá atingir o todo.  
Na saúde, a visão de grande parte das pessoas, ainda hoje, é influenciada pelo mecanicismo e pelo relacionamento causa-efeito, achando que as reações físicas têm em sua base apenas uma causa física. Isso é até fácil de se entender: - a princípio, torna-se mais fácil explicar o universo e avaliar as situações dessa forma.   Por isso, tantos hoje procuram profissionais, principalmente na área de saúde, como procuram um mecânico de automóveis, querendo reparos mecânicos, físicos e imediatos.
Albert Einstein nos trouxe com suas teorias, mudanças em nossa forma de pensar - A Visão holística - tão antiga no Oriente e tão jovem no Ocidente. A física atômica apresenta a matéria como composta de átomos, e esses de partículas atômicas como prótons, nêutrons e elétrons. A partir daí foram descobertas partículas subatômicas ainda menores: o "QUANTA" com formas de ondas ou energias.
Nós não podemos ser comparados a um sistema mecânico montável e desmontável, no todo ou em parte. Nós somos parte de um sistema energético, composto de diversas partes palpáveis e não palpáveis, que estão e se mantêm unidas entre si e com o todo do universo. Comparado com o todo, qualquer coisa seria menos que um grão, mas sem essa coisa, não haveria esse todo. Essa é a forma holística de se ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário