sábado, 13 de julho de 2013

O QUE É O REIKI ?


Definir REIKI não é uma tarefa fácil, já que qualquer definição busca satisfazer o intelecto, mas o REIKI, foge dele. A palavra REIKI, em japonês, é pronunciada "RÊKÍ" e traduzida como "ENERGIA DE VIDA UNIVERSAL" ou "ENERGIA VITAL UNIVERSAL". Mas poderia também ser traduzida de modo diferente uma vez que, para as línguas ocidentais, existe muita dificuldade em traduzir as orientais, que usam ideogramas e não letras.
A sílaba "REI" possui diferentes significados: espírito, alma, universo; o que é universal e infinito.
A sílaba "KI" pode ser traduzida como espírito, coração, Ser, energia, atmosfera e sentimento. Denomina a Energia Vital, seja em forma de calor, luz ou força.
A energia de vida, o "KI", é conhecida desde a Antigüidade. Encontram-se várias diferentes expressões para denominá-la. A seguir, algumas denominações para o KI:
Ki =  em japonês
Chi =  em chinês
Élan =  vital em francês
Espírito Santo =   pelos cristãos
Mana =  pelos kahunas
Grande Espírito =  pelos nativos da América do Norte
Prana =  pelos hindus
Podemos dizer que existe, em cada cultura, uma palavra que expressa o que chamamos de Energia de Vida.
"KI" é empregado com o objetivo de explicar e definir o fenômeno dos processos vitais observados não apenas no ser humano como em toda natureza viva. Acredita-se na sua existência desde o período neolítico, a época do amanhecer da consciência humana, quando os humanóides começaram a questionar o ser. Desde as culturas mais antigas, datadas há cerca de dez mil anos, conhecemos relatos dos efeitos curativos da imposição e do toque das mãos. Acredita-se também que Buda e Jesus tenham curado através do uso da Energia de Vida do Universo: o REIKI
Na história espiritual da Índia e do Tibet, encontramos menções sobre cura pela imposição das mãos, conhecida como "MÃOS DE BUDA", ou “ PRÁTICA MÉDICA DE BUDA" e, em todas, a iniciação feita por um Mestre autorizado era necessária. Da Índia à Polinésia, do Egito à Ásia Central, podemos rastrear pontos em comum com a prática do REIKI.
O REIKI foi muito ensinado e divulgado sob a orientação do Dr. Usui. Os alunos se reuniam uma vez por semana para meditar, aplicar o REIKI juntos e praticar o exame minucioso do corpo até conseguir chegar a um diagnóstico energético. Quando isso acontecia, as áreas correspondentes do corpo eram tratadas imediatamente. Alguns alunos conseguiam fazer isso rapidamente, enquanto outros precisavam de algumas semanas, meses ou até anos.
 A A energia REIKI encontra naturalmente seus próprios caminhos, precisamente onde ela é necessária. No entanto, isso não exclui a possibilidade de que o praticante siga sua intuição com as mãos.
  
O   O tratamento de REIKI no ocidente é mais amplo, mais geral, ao passo que o tratamento japonês é mais intuitivo, seguindo uma direção mais específica: quanto mais precisos formos, melhores serão os resultados.
No Japão, o caminho do REIKI é visto como um curso da vida trilhado ao longo de várias décadas até o fim dos dias da pessoa. Lá, um aluno às vezes só chegava ao Segundo Grau de REIKI depois de dez ou vinte anos de prática, e a maioria nunca alcançava os níveis mais elevados. Os alunos eram e continuavam sendo sempre alunos.


No Ocidente, O REIKI tomou uma direção que corresponde mais de perto à nossa cultura. As pessoas se encontram num dia ou num final de semana para receberem iniciação. A vida, no ritmo apressado da civilização ocidental, corre a altas velocidades.
Temos de enfrentar as exigências do presente. As posições das mãos em particular são um instrumento importante que pode ser aprendido rapidamente. Com elas, todos podemos praticar em nossa casa, sem instruções e sem medo de fazer alguma coisa "errada'. Essas posições abrangem todo o sistema das glândulas endócrinas, além de todos os órgãos internos. Elas energizam o ser humano em vários níveis ao mesmo tempo:
- No nível físico, pelo calor das mãos.
- No nível mental, pelos pensamentos ou símbolos do REIKI.
- No nível emocional, pelo amor que flui com elas. 
- No nível energético, pela presença da pessoa iniciada e pela própria energia REIKI.
Outra vantagem das posições das mãos é que as pessoas que praticam o auto-tratamento todos os dias aprendem a usar a energia REIKI. O REIKI intuitivo do Dr. Usui é diferente: ele pede que nos livremos das regras, que foram feitas apenas para nos facilitar as coisas. No momento em que nos atrapalham, elas não cumprem mais seu objetivo.
A transmissão de recursos espirituais pela iniciação dada por pessoas aptas existe em vários outros sistemas e também no batismo, do Cristianismo. O aproveitamento ou não da iniciação é responsabilidade do receptor; cabe a ele experimentar, aceitar e compreender os ensinamentos que recebeu e usar ou não esta dádiva Divina, para ser uma fonte de luz e amor e estar mais próximo do Criador e da criatura, pelo livre arbítrio.
                                                                                                                                                                                                             
No momento atual, em que um novo milênio se inicia, torna-se cada vez mais imperativa uma leitura do homem e de sua relação com seu ambiente, bem como, surge a necessidade de uma definição mais ampla para antigos conceitos como FELICIDADE e CURA.



 Nesse quadro, os Processos Holísticos de manipulação de energia são cada vez mais solicitados no caminho do homem para sua Cura Integral.
A história do REIKI trata da redescoberta do uso prático desta Energia Cósmica nos dias atuais. São pessoas comuns, impulsionadas pelo desejo de ajudar e contribuir para que o amor, o conhecimento e a fraternidade sejam transmitidos no dia-a-dia, permitindo o acesso à Energia de Vida do Universo a todos os homens.
Todas as pessoas podem, através de suas mãos, ajudar a aliviar e curar, usando a sua própria energia (calor humano e energia magnética). Entretanto, uma pessoa iniciada no método REIKI tem os corpos físico e etéreo sintonizados em um nível vibratório superior e os seus centros de energia, conhecidos como CHAKRAS, abertos para permitir a canalização e a vibração da energia da Força de Vida e do Universo (QUANTA).
O REIKI não é religião, não é filosofia, não usa talismãs, preces, mentalizações ou fé para suas aplicações; basta apenas o desejo em receber e aceitar a energia. É, sim, uma ferramenta maravilhosa para ajudar as pessoas a desenvolver a percepção consciente, o esclarecimento e o respeito ao próximo. Deve, portanto, ser experimentado, para ser conhecido e apreciado.O REIKI é como ondas radiofônicas, pode ser aplicado no local ou à distância, com sucesso, pois rompe o tempo e o espaço. A manipulação, como na massagem, não é necessária, basta o praticante, ou “Reikiano”, posicionar as mãos para que a energia flua. Não é necessário despir o paciente, pois a energia penetra em tudo, alivia dores físicas rapidamente e restaura a pessoa holisticamente; ou seja: atinge os corpos físico, mental, emocional e espiritual, visando, não só a cura, como também o retorno ao estado natural de bem estar e felicidade.
 
É uma técnica segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações, compatível com qualquer tratamento homeopático ou alopático. Auxilia e potencializa todos os métodos de cura.
A aplicação do REIKI é a captação e a utilização da energia cósmica que traz de volta o estado pleno de saúde, harmonia e felicidade como um instrumento de transformação e realização

Nenhum comentário:

Postar um comentário