quinta-feira, 14 de julho de 2016

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO REIKI


1- Simplicidade e Praticidade
A beleza do Reiki está na sua simplicidade, não requer meses de estudo, nem mesmo uma compreensão intelectual. Um analfabeto poderá ser um excelente reikiano. A energia canalizada por um analfabeto não difere em nada da energia canalizada por um médico com cursos de mestrado e doutorado.
O Reiki se encontra ao alcance de todos, inclusive crianças, anciãos e pessoas doentes. Todos podem ser um canal de Reiki; não existe limite de idade, nem condição prévia exigida. 
Nenhum objeto ou equipamento é exigido. Só o toque das mãos do Reikiano no seu próprio corpo ou no de outra pessoa. O Reiki está à disposição 24 horas por dia, independente da situação, do local ou do estado do praticante. O Reiki não depende de um ambiente, ou de uma postura física, como no yoga.
Pela sua simplicidade, você poderá usá-lo no metrô, no ônibus, no táxi, numa sala de espera, ou seja, é útil em todos os lugares, todos os dias.
2- Rompe Tempo e Espaço
Ao contrário das terapias mais conhecidas, onde há obrigatoriedade do contato físico, tais como: massagem, shiatsu, do-in, quiropraxia, cromoterapia, etc., o Reiki pode ser aplicado no local, como também à distância, com sucesso, como se fossem ondas radiofônicas. 
                                                    
A energia Reiki é multidimensional, ou seja, atua na quarta dimensão, onde o fator tempo/espaço deixa de ser um atributo fundamental. Na quarta dimensão temos o "continuum" onde não há passado, presente nem futuro, o que explica como os grandes profetas, como Michael de Notre-Dame (Nostradamus), que viveu na França há 500 anos atrás, conseguia obter informações sobre fatos que ainda iam ocorrer. Desta forma, o Reiki pode ser enviado para um trauma do passado (assalto, estupro, briga, demissão), reprogramando o dano emocional, bem como pode ser programado para atuar num evento futuro (audiência, entrevista de emprego, viagem aérea, ida ao dentista), etc. 
A energia pode ser enviada para o planeta, um país em crise, um grupo de pessoas, uma floresta sendo devastada, animais em extinção, camada de ozônio, grupos de trabalhos pela paz, etc. 

3- Holístico
Holístico vem do vocábulo grego "holos", que quer dizer total, ou seja: o Reiki atua na totalidade do ser, nos corpos físico, emocional, mental e espiritual. Quando procuramos, por exemplo, um dentista ou um dermatologista, visamos sanar um problema do corpo físico. Quando buscamos o apoio de um psicólogo visamos o equilíbrio do corpo emocional; no caso de um tratamento psiquiátrico a meta passa a ser o corpo mental. Muitos buscam dirigentes religiosos quando o objetivo é o corpo espiritual. 

Quando fazemos uso da energia Reiki estamos aplicando energia luz, visando recuperar e manter a saúde física, emocional, mental e espiritual. O Reiki promove o bem estar, acalma e alivia rapidamente dores físicas e acelera a cura, acaba com traumas emocionais do presente e do passado; é um método natural de equilibrar, restaurar, aperfeiçoar e curar todos os corpos, criando, para o ser, um estado de harmonia. 

Ao receber Reiki, o corpo do receptor relaxa, a freqüência cardíaca atinge o seu nível de repouso, assim como a freqüência respiratória. Observa-se que a expressão facial se suaviza. Muitas vezes o receptor chega a adormecer e acorda revitalizado. 
O Reiki não pode substituir a medicina, mas em muitos casos faz, de forma mais delicada e positiva, coisas que a medicina não pode fazer. Melhora o sistema imunológico; as pessoas vencem dores que as atormentavam durante anos, sentem-se mais amorosas, felizes e receptivas. Face à regeneração constante de nossos tecidos, o Reiki ocasiona mudanças na estrutura química do corpo, ajudando a restaurar os músculos, os nervos, o esqueleto e a regenerar órgãos. Altera tudo o que precisa ser mudado no organismo físico e etérico. 

Desintoxicam, equilibram e ampliam a energia, trabalhando no nível causal do mal-estar, atuam na origem dos problemas que em geral são emocionais. Reiki ajuda a liberar emoções bloqueadas. 

4- Sem Polaridade e Seguro
Uma pessoa que apresente um desequilíbrio energético, com predominância de energia YANG, acaba desenvolvendo comportamentos como: impaciência, intolerância, irritabilidade, agressividade, hiper-atividade, etc. Outro, com predominância de energia YIN, desenvolve comportamentos como: apatia, tristeza, melancolia, desânimo e depressão. Terapias polarizadas poderão potencializar os efeitos do desequilíbrio com resultados negativos em quem as recebe. 
Reiki é um método não polarizado e, portanto, sempre seguro. A energia é única e una, de tripla atividade, pois encerra em si mesma a polaridade positiva (YANG), a negativa (YING) e a neutra. Não sendo polarizado, não requer diagnóstico e pode ser usado até por uma criança para tratar de doenças crônicas. 
Por não ser polarizado é compatível com qualquer outra forma de terapia, tratamento de cura ou desenvolvimento espiritual. 
Trata-se de um método sem conseqüências negativas, jamais causa dor ou danos, principalmente pelo fato da energia Reiki não poder ser manipulada pelo emissor, que simplesmente coloca as mãos e permite a energia fluir. A quantidade, quem determina é quem recebe (o receptor), logo, não há como haver uma overdose de Reiki. No momento em que a região se equilibra, deixa de solicitar energia. Caso o Reikiano permaneça com as mãos no local, estará apenas desperdiçando seu tempo. Efeito semelhante ocorre no que concerne à qualidade; quem determina é o Chakra em desarmonia, no receptor. Cada Chakra exige uma energia com ressonância diferente.  Quanto mais cedo começar a aplicação de Reiki, melhor e mais rápidos são os resultados.

5 - Expansão da Consciência
Re-despertar ou expandir nossa conexão espiritual com O Criador; alargar nossos horizontes; expandir a conexão com o nosso Eu Superior; aumentar a compreensão dos mistérios da vida; aumentar a sensibilidade a energias nocivas; desenvolver o Chakra Cardíaco; expandir a consciência de amor e a capacidade de curar de forma incondicional são somente alguns dos benefícios da expansão da consciência. 
Reiki leva a pessoa a prestar mais atenção em si mesma. Você terá a oportunidade de discernir mais claramente os obstáculos que você mesmo criou na sua vida, vai tornar-se mais aberto para tomar consciência e ouvir as verdades geralmente negadas, facilitando seu contato consigo mesmo.
Reiki vai confrontá-lo com pessoas e situações que farão você descobrir mais de você mesmo. Este aumento da percepção, com ajuda do Reiki é um passo importante para o desenvolvimento, crescimento e auto conhecimento. Isso tudo resultará também no aumento da criatividade. 
Esta expansão energética ampliará igualmente a intuição. Poderá ocorrer de você pensar em alguém e a pessoa lhe telefonar ou procurar, concentrar-se num problema e a solução aparecer por intuição ou através de outra pessoa, um livro, um jornal etc. 

6- Sem Conotação Religiosa ou Credos
Reiki é um método científico,  um sistema inserido no contexto das práticas terapêuticas alternativas reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). 
Reiki é sagrado mas não é uma religião, não é um sistema filosófico, com restrições e tabus; adapta-se a qualquer cultura, raça, credo, seita ou idade. 
Haverá a época em que a humanidade se unirá, como já o fez em outras eras, na medicina, ciência e religião. Sem dúvida que o Reiki terá uma grande importância para que a humanidade alcance a plenitude. 
Reiki não utiliza talismãs, preces, mentalizações, visualizações, nem a fé, ou seja, não é necessário para sua propagação ou efeito, que acreditemos nele. 

7- Não Desgasta o Terapeuta
As terapias corporais e energéticas, na grande maioria, implicam em doação de energia vital do terapeuta para o paciente, acarretando um desgaste energético. O desgaste contínuo de energia Ki, sem reposição adequada, tende a deteriorar o sistema imunológico, que é a defesa natural do corpo e da mente contra as doenças e os desequilíbrios. 
Reiki energiza e não desgasta o praticante, pois a técnica não se utiliza do "Chi" ou "Ki" do Reikiano e sim da Energia Cósmica do Universo. 
Quando o Reikiano aplica Reiki, cerca de 30% da energia aplicada fica com o terapeuta. Diríamos que funciona como uma bonificação divina. Logo, o praticante tem mais energia e disposição do que tinha antes da cura. Após tratar de muitos pacientes, por mais doentes que estejam, o Reikiano geralmente se sente mais disposto após os tratamentos. 
Quanto maior for o uso de Reiki, mais forte se torna o terapeuta, mais benefícios ele faz a si próprio e aos receptores. Quanto mais o Reikiano usa a energia Reiki, mais aumenta sua capacidade de curar, pois seus canais de condução de energia se abrem como conseqüência da prática. 

8- Auto tratamento
Na maioria das técnicas alternativas, ou é impossível ou fica muito difícil o terapeuta utilizar a técnica em si mesmo. Um dos maiores benefícios do Reiki é a possibilidade do auto tratamento. Pode ocorrer em qualquer lugar, seja em uma sala de espera, no avião, ônibus, metrô, táxi, na cama ao acordar ou antes de dormir. 
O auto tratamento é uma técnica extremamente efetiva para a liberação da tensão, relaxamento e redução do estresse; amplia a energia vital propiciando equilíbrio nos corpos etérico e físico; possibilita também, a liberação de toxinas e bloqueios de energias provenientes de emoções retidas.                                                           

9- Sem Diagnóstico
O diagnóstico é uma prerrogativa médica. O terapeuta que o realizar, estará exercendo ilegalmente uma profissão, com implicações jurídicas pesadas previstas no Código Penal, tais como, exercício ilegal da profissão, charlatanismo e curandeirismo. Para que um diagnóstico seja realizado com competência e sucesso, a pessoa deverá dedicar anos de sua vida ao estudo da anatomia, fisiologia e bioquímica.
A técnica Reiki não carece de diagnóstico da patologia para efetuar o tratamento com sucesso; isto acontece por ser ela uma energia "inteligente". Penetra no corpo do receptor e, através dos meridianos energéticos e Chakras, se dirige até o plano causal, a origem dos desequilíbrios ou enfermidades. Assim, até uma criança de 5 anos impondo suas mãos, pode colaborar no processo de cura de um problema crônico. 

 1
0 Beneficia todo Ser Vivo
Existem excelentes práticas terapêuticas que sofrem limitações ao serem aplicadas em outros seres vivos. Imagine você, um acupuntor (ou um massagista), tendo que tratar uma árvore frondosa, um peixe num aquário ou um animal feroz. Reiki, por ser uma vibração universal e poder ser irradiado também à distância, serve para o tratamento de todos os seres vivos: aves, animais e plantas, igualmente. É incrível observar flores que acabaram de murchar se recuperarem, em toda a sua beleza, dentro de poucas horas, com a aplicação de Reiki.
11- Não Fica Obsoleto
Um profissional de área médica que se forme hoje, se parar de ler e estudar, não se manterá atualizado, com certeza ficará obsoleto, pois o avanço tecnológico é muito rápido (lembre que até 1945 a medicina não conhecia a penicilina). O mesmo fato pode ocorrer com outras técnicas. A técnica Reiki não fica obsoleta, é a mesma faz milhares de anos. A técnica permanece sempre a mesma. A sintonização fica enraizada profundamente no iniciado para sempre, não pode ser perdida, pois é um presente divino. Mesmo que por um longo período você não utilize o Reiki, não haverá necessidade de nova ativação energética .para o mesmo nível. 
12- Não é Necessário Despir
Muitas técnicas obrigam o terapeuta a despir seu paciente, o que poderá colocá-lo numa situação embaraçosa. No Reiki, não precisamos despir o receptor, pois a energia penetra sem problemas através de qualquer coisa, inclusive metais. Entretanto, quando aplicamos Reiki, recomendamos a retirada de adornos tais como: pulseiras, relógios, brincos, anéis, fivelas, etc., em função da interferência no campo eletromagnético (aura) do receptor. 
13- Complementar
O Reiki pode ser usado isoladamente como também em complemento a qualquer outra técnica convencional ou alternativa, principalmente pelo fato da energia não ter polaridade. As possibilidades para combiná-lo com várias técnicas são infinitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário