sábado, 26 de outubro de 2013

Os melhores glaces da D. Tereza

As glaces são importantíssimas no aprendizado da doceira, pois são elas um convite ao nosso paladar. Se o bolo parecer interessante, porque tem uma glace bonita e apetitosa, todos vão querer prová-lo.
Hoje vamos falar sobre os diversos tipos de glaces. Algumas dão ao bolo aparência cremosa, outras aparência açucarada, porem todas são muito gostosas.
Notas importantes :

  • Para bolos de cobertura mais açucarada, será necessário, dar duas mãos de glaces, que são as chamadas glace batida e glace lisa.

Usa-se em primeiro lugar a glace batida e depois desta seca (detalhe importante: espere secar), aplica-se  a glace lisa. São as duas camadas que se sustentam e se completam. 

  • Para se mudar as cores da cobertura, basta dissolver anilina em pó em caldo de limão, e vai misturando  aos poucos até dar o tom desejado.Usa-se também em seu tingimento anilina americana ou liquida, e essa pode ser colocada diretamente na glace
  • Para dar tons intermediários nas glaces, misture as cores da anilina, antes de emprega-la.
  • Se a glace ficar mole, é só colocar um poco mais de açúcar peneirado.
  • .A glace mais fácil de fazer é a de banha hidrogenada,  ajuda muito a quem ainda não tem pratica, pois não tem erros em seu preparo. O ponto sempre sai certo.

CHANTILY E FRUTAS

  • O creme chantily também é utilizado na cobertura de bolos e de tortas. Basta que se bata o creme de leite até dar ponto, isto é, quando ele começa a separar-se e então vá acrescentando açúcar. porem não se pode dar um ponto muito firme no chantily, pois corre-se o risco de transformá-lo em manteiga. Por isso, é mais difícil de trabalhar com esse creme, principalmente  no saco de confeitar. Melhor passá-lo com uma faca sobre o bolo, alisando-o da melhor maneira possível, e enfeitá-lo com frutas frescas ou compotas, conservando-se na geladeira até a hora de servir.
  • Quando você for comprar creme de leite para bater chantily procure verificar se ele conserva-se liquido no vasilhame, pois o creme vai endurecendo quando está mais velho.
  • A maioria das glaces, devem ser preparadas quase na hora de serem empregadas, pois sua consistência muda quando feita com antecedência. 


GLACE BATIDA 
1 medida de clara para 3 de açúcar e caldo de limão. 

Antigamente, minha mãe não levava a clara do ovo ao fogo, mas como atualmente existe o risco da salmonela, então costumamos colocar a clara e o açúcar numa panelinha, se possível em banho maria,  mas pode mesmo é levar direto ao fogo até ficar bem quente (eu coloco a ponta do dedo e vejo quando a temperatura esta ficando insuportável para a pele e tiro do fogo- NÃO PODE FERVER!). Ainda quente bata na batedeira até atingir uma consistência desejada e acrescente o caldo de limão. 
Por exemplo :para  meio copo de clara (+- 4 ovos) você coloca 1 copo e meio de açúcar. Sempre 3 de açúcar para 1 de clara. Lembrando que esse é o ponto do suspiro, bem firme, para ser usado como cobertura unica do bolo. Mas se desejar uma glace menos encorpada, quando for usar só para um primeiro revestimento, é só diminuir o açúcar.

GLACE LISA 
2 claras aquecidas sem bater
4 colheres de sopa de caldo de limão
2 colheres de sopa de água 
Açúcar peneirado. 
Modo de fazer : Misturam-se na ordem os ingredientes. Colocando por fim o açúcar, até que forme uma massa boa de se lidar e que se desprenda facilmente nas mãos. 

GLACE CREMOSO DE CHOCOLATE
(essa receita é para um bolo pequeno)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de mel
1 xi cara de chá de nescau
1 xícara de chá de leite 
Modo de fazer : Misturar tudo e levar ao fogo mexendo até engrossar. Tirar do fogo e colocar 2 colheres de manteiga.

COBERTURA DE CHOCOLATE FRIA
4 colheres de sopa de nescau
4 colheres de sopa de açúcar
1 ou 2 colheres de sopa de água
Modo de fazer : Misture tudo e passe sobre o bolo quente, assim que sair do forno.

GLACE DE CONFEITEIRO
2 claras 
200 gramas de açúcar
1 envelope de açúcar Vanile - Açúcar vanile é um açúcar perfumado com vanilina, um produto químico com sabor de baunilha. Se não encontrá-lo, use 1 colher de café de essência de baunilha para cada colher de sopa de açúcar.
Caldo de limão
2 colheres de fécula de batata
Modo de fazer : Misture em uma vasilha as claras com açúcar e depois bata por 15 minutos com colher de pau. Adicione um pouco de caldo de limão e continue a bater juntando a fécula.

GLACE DE LARANJA
Caldo de 2 laranjas
3 colheres de açúcar
Misture os ingredientes e leve-os um pouco ao fogo para engrossar. Despeje quente sobre o bolo.

GLACE DE CONFEITAR
1 pacote de banha hidrogenada
1 lata de leite moça
1/2 pacotinho de glacuçar (250 gramas)
Mistura-se tudo e bate-se bem, até dar ponto para colocar no saco de confeitar.

GLACE DE SUSPIRO

2 claras em neve
1 copo de açúcar
1 copo de água
Baunilha ou limão
1 colher de café de fermento
Faça uma calda forte com o açúcar e água e despeje em cima das claras. Misture delicadamente e coloque a baunilha e o fermento. Bata bastante.

GLACE DE CAFÉ 
250 gramas de margarina
350 gramas de açúcar
2 colheres de café fervido e frio
Modo de fazer : Bata a manteiga ou margarina até ficar um creme. 
Junte aos poucos o açúcar e bata até que se encorpore.
Adicione o café, colher por colher, batendo-se sempre.
Leve á parte baixa da geladeira por 15 minutos e passe no bolo.

GLACE REAL
A glace real é aquela que se decora e o segredo dela é bater as claras em neve no ponto mais duro possível. Precisa-se prestar atenção na colocação do açúcar que deve ser aos poucos para que ela não torne o ponto repentinamente.
Modo de fazer : Dissolva meia colherinha de acido cítrico em pó em 2 colherinhas de água. Bata muito bem 3 claras em neve até o ponto mais firme, isto é, quando não caia do batedor e forme flocos.
Junte neste momento o glacucar aos pouco batendo muito bem, intercalando com acido dissolvido.
O ponto exato do glace é quando não cai da colher mas também não pode estar pesada por excesso de açúcar,  pois neste caso,  o glace parte-se e não obedece o trabalho da seringa de decorar. Pronto seu glace, mantenha em tigela de louça coberta com um pano úmido.



4 comentários: