domingo, 19 de março de 2017

BOLO FINO PARA 1ª EUCARISTIA

Um momento sublime na vida do cristão marca sua comunhão,pela primeira vez com o corpo do Cristo.  A importância da ocasião merece ser festejada de maneira inesquecível, entre parentes e amigos chegados e com a mesa finamente decorada. 

MASSA
7 ovos
7 colheres (sopa) de açúcar
7 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata os ovos com o açúcar até obter um creme.
Junte a farinha peneirada com o fermento, apenas mexendo suavemente para misturar, sem bater. Asse em fôrma retangular de 28an x 4Ocm, untada e enfarinhada. Faça duas receitas.

RECHEIO
1 litro de leite
6 gemas
8 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
100 g de uva-passa sem sementes

Junte os cinco primeiros ingredientes e leve-os ao fogo mexendo sempre, até engrossar. Adicione a uva-passa e misture bem.

GLACÊ
4 claras
2 colheres (sopa) de suco de limão
l kg de açúcar de confeiteiro
I kg de gordura vegetal hidrogenada
anilinas azul, laranja e amarela

Bata os três primeiros ingredientes, junte a gordura vegetal  e bata mais um pouco. Reserve uma pequena porção sem colorir e tina quantidades minimas com as anilinas laranja e azul, colorindo o restante de amarelo. Reserve.

FONDANT
água
açúcar de confeiteiro o suficiente
anilinas azul e amarela

Junte água ao açúcar de confeiteiro até obter um mingau grosso, na quantidade que julgar suficiente. Tinja com as anilinas. Reserve uma pequena porção sem tingir.

MASSA PARA A DECORAÇÃO
50 gramas  de margarina
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2  xícara (chá) de açúcar
1 colher de spa de água
1 ovo pequeno

Misture todos os ingredientes, amassando a pasta até desgrudar das mãos. Abra a massa com o rolo e recorte o cálice e a hóstia, segundo o molde. Leve para assar, controlando o tempo entre 5 e 10 minutos, em função da espessura em que for estirada.

MONTAGEM
Abra os bojos ao meio e espalhe o recheio. Recorte-os segundo o esquema e monte a cruz. Passe uma farta camada de glace amarelo sobre a superfície superior e nas laterais, alisando bem com uma espatula. Com o bico-concha e glace branco, trabalhe os contornos externos, superior e inferior, rente ao prato.
Com a ponta de uma faca, risque a cruz mais central. Contorne-as com o mesmo bico e glacê. Deixe secar bem. Aplique então o fondant azul na cruz central, alisando com uma espátula. Enquanto seca, à parte, aplique fondant amarelo no cálice de bolacha e branco na hóstia, alisando bem.
Deixe secar e transporte-os para a cruz central. Com bico perlê fino e glacê tingido de azul, escreva a mensagem e dê acabamento a borda do cálice. Com o mesmo bico e glacê tingido de laranja, trabalhe sobre a superfície superior, ziguezagueando no espaço entre o acabamento externo e a cruz azul. Com espaguete fino complete a decoração, introduzindo-os sob a "hóstia", simulando irradiação.

DECORAÇÃO
espaguete fino

Nenhum comentário:

Postar um comentário