segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

DOCE DE MANGA VERDE

Mangueira no meu quintal
Eu tenho uma bela mangueira no meu quintal que, em dias de vento forte, deixam cair alguns frutos. 
Minha valiosa colheita de mangas que caíram no chão devido ao vento
Algumas manguinhas são muito pequenas, outras já maiores, porem bem verdes ainda...e, nessa época, nenhuma madura! Mas não acho justo com a mangueira, nem comigo,  perder estes frutos...Então faço doce com essas frutas imaturas...ficam deliciosos...

Primeiro eu descasco as mangas para ver as que estão menos ou mais  maduras. As vezes, a mesma manga, comporta uma parte verde
O doce da manga verde após, passar pelo processador, deverá voltar ao fogo
e atingir a consistência conforme foto acima
quase branca e a outra já começando amadurecer...Então vou picando separando conforme a cor : brancas e verdes e outra já amarelando. Pois cozinho-as separadamente e só depois de pronto eu misturo os dois doces.
Cozinho os pedaços verdes com açúcar na proporção de 2 de manga x 1 açúcar (Neste doce da foto eu usei 500 gramas de açúcar para 1 quilo de manga VERDE (ao cozinhar as mangas "de vez" ou amarelinhas uso a proporção 4 x 1, ou seja para cada quilo de manga AMARELA apenas 250 gramas de açúcar).
Cozinho os pedaços de manga verde e o açúcar em apenas 1 copo de água,  na panela de pressão, por 10 minutos após começar a fervura e depois de frio, passo tudo no microprocessador, volto na panela e espero ferver  - mais uns 15 minutos no fogo - e pronto!
Separei esses pedaços já quase maduros para cozinha-los
e adicioná-los inteiros ao doce.
Depois pego os pedaços de manga amarelados, junto o açúcar (4 de manga para 1 de açúcar), NÃO COLOCO ÁGUA, pois nesse caso a fruta que já começa amadurecer e esta mais hidratada e molinha. Coloco na panela de pressão e deixou apenas 5 minutinhos após a fervura e pronto! Ja com estas eu não passo o doce no microprocessador, pois deixo os pedacinhos no meio do doce quando junto ao primeiro com mangas verdes e processadas...fica com um sabor muito singular azedinho e doce....Delicioso!!!!!



Pedaços prontos para irem para a panela de pressão
Doce pronto com as manga menos verdes e cozida na propria
calda, pois não coloco água, apenas o açúcar...E esses pedaços
eu misturo no doce  das mangas totalmente verdes...conforme foto abaixo
Doces de manga verde - com consistências diferentes -  prontos pra serem misturados
Consistência do doce pronto!!!


2 comentários:

  1. Parabéns pela receita. Fiz ontem e ficou excelente. Bela forma de aproveitar as mangas verdes derrubadas pelo vento.

    ResponderExcluir