sexta-feira, 21 de abril de 2017

O CONFLITO É O MECANISMO DE MOVIMENTO DA VIDA

Bem, tenho pensado muito sobre o conflito e como ele  influencia os acontecimentos normais da vida, que alguns podem julgar como sofrimento, mas julgo como aprendizado. Então senti vontade de dividir com vocês meu pensamento diante dos desafios normais, que a vida submete a cada um de nós.
Eu tenho pensado bastante sobre o que muitos perseguem na vida, PAZ, estar em paz, e a conclusão que estou chegando é que isto de fato não existe em esfera nenhuma. Seja pessoal ou seja universal. Não concorda? Pense bem, atualmente o mundo pode ser definido como um caldeirão de conflitos. Existem guerras no oriente médio, na Síria, no Brasil temos esta "guerra civil" com tráfico de drogas, a corrupção, e outros tantas conflitos existentes no mundo inteiro.

E se pararmos para analisar a história humana, desde tempos imemoriais, vamos ver que nunca, nunca de fato existiu paz, ao menos essa paz que todos perseguem com tanto afinco. Ou seja uma ausência de conflito, de guerra, de luta, etc, etc, etc. Na história humana nunca deixou de existir uma luta, sempre alguem queria conquistar mais terras, mais poder, impor sua cultura sobre outros e por ai vai. Ou seja o conflito sempre foi presente, e assim sempre será não importa o quanto se lute (o que já um conflito por si só, tendo em vista que nunca vai se alcançar uma paz em definitivo), o conflito nunca deixará de existir.

Na esfera pessoal, podemos ver a mesma coisa. Por exemplo, o sujeito trabalha a vida inteira para ter uma vida digna, sem dificuldades, sem maiores problemas por assim dizer, e quando ele de fato chega lá, a vida trata de adicionar um conflito qualquer, seja perder tudo que conseguiu, seja uma doença grave, a morte de um ente querido. O conflito sempre existirá de uma forma ou de outra.

Além disto, temos os conflitos internos que muita gente procura fugir o tempo todo, são aqueles que muitas vezes não suportam o silêncio, porque este, os obriga a pensar nas suas próprias vidas, e na maioria das vezes acabam encontrando algo que não está como queriam ou como pensavam que realmente deveria estar, então entramos em conflito com nós mesmos, porque existem coisas que muitas vezes para mudarmos requer uma luta, uma guerra pessoal e isto vai totalmente contra a ideia da vida pacata, da vida sem guerra que todos nós buscamos, ou seja vamos conflitar com tudo que lutamos a vida inteira.

Mas o que muita gente ignora, é que os conflitos são extremamente necessários, pois eles nos forçam a movimentar, nos forçam a melhorar algo que não esteja de acordo com o que desejamos, ou ainda, nos faz buscar uma melhora profissional, pessoal, espiritual. O conflito é o mecanismo da vida para nos forçar a movimentar, para nos tirar da inércia, para nos fazer combater o "bom combate". Mas pouquíssimas vezes nós nos damos conta que isto é para o nosso próprio bem e ficamos a considerar que a vida é ruim, que o mundo não presta, que a humanidade é o mal deste mundo, e isto porque, porque queremos continuar exatamente onde estamos, nas nossas zonas de conforto, sem muito esforço. Mas graças a Deus a vida não é assim e espero que jamais seja.

Ou seja, a vida em si é uma luta, desde o primeiro momento em que somos gerados e não importa o quão lutemos para a torna-la pacifica, para torna-la linda, para torna-la inerte, inalterada de forma que não soframos ou lutemos. A vida sempre virá e nos colocará novamente em movimento, e eu acredito que esta seja a real beleza da VIDA. Estar vivo é uma dádiva como dizem, mas isto por si só não quer dizer nada, o que fará a diferença é como cada um vai suportar as pancadas que a vida nos dá, está é a graça da coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário