domingo, 27 de janeiro de 2019

Só por hoje, eu farei meu trabalho honestamente (4º principio do Reiki)

4. Só por hoje, eu farei meu trabalho honestamente.


Só por hoje eu confio que se eu fizer a minha parte, o Universo me trará tudo o que necessito na minha caminhada. 
Tudo o que você der, retorna de alguma forma. Tudo o que você retirar, também lhe será retirado. São muitas as formas pelas quais o universo se manifesta, para que tudo se mantenha em equilíbrio. 
Vale a pena praticar o trabalho honestamente em todos os momentos da nossa vida. 
É claro que não vamos roubar abertamente, mas há também outras formas de deixar de ser honesto. Se nós formos contratados para realizar um serviço, tanto como profissionais liberais quanto empregados, temos a obrigação de fazer o serviço da melhor forma possível. Temos que colocar todo nosso empenho na tarefa confiada. Senão, estamos roubando a pessoa a que nos paga pelo trabalho. 

Este princípio não diz respeito apenas ao trabalho num sentido de profissão ou de emprego. Qualquer trabalho, seja em casa, em ambiente escolar, profissional, ou de lazer, fazermos o que deve ser feito é gratificante. 
Aprendermos a amar o que fazemos é uma bênção. 
Sermos corretos em nossas atividades é mostrarmos nossa gratidão e reconhecermos essa bênção.  
A honestidade é uma semente preciosa; entre seus frutos estão a tranqüilidade e a abundância. 
Quando trabalhamos honestamente somos abençoados com o suprimento de todas as nossas necessidades.
Este preceito nos lembra a necessidade urgente de sermos honestos conosco mesmos, antes de mais nada. Qualidade esta, tão esquecida pela humanidade e que provocou um distanciamento enorme daquilo a que nossa alma se propõe a fazer na vida e que só pode ser lembrado quando olhamos com carinho e atenção para tudo que nosso coração pede.

Quando Mikao Usui decidiu deixar de ensinar na universidade e se tornar estudante, deixar a instrução formal e se tornar monge, depois partir e se tornar curador de almas e pessoas, e ainda, depois, decidiu deixar o trabalho com os mendigos e voltar a ser professor novamente, ele viveu plenamente o momento presente, sem expectativas do futuro ou condicionamentos do passado. Foi coerente com sua verdade naquele momento, e conseqüentemente, honesto com suas intenções e pretensões. 
Trabalhar pensando no passado prende-nos a ele, rouba a espontaneidade necessária para uma obra genuína. Fazê-lo pensando no futuro cria expectativas que, se não forem satisfeitas, causarão sofrimento.
Evite a ideia errônea de que aquilo que lhe dá trabalho é ruim e desgastante. Todo trabalho pode me trazer algum aprendizado e alguma forma de realização. Olhe para ele com paciência e compreensão.
Assim o quarto princípio poderia ser desdobrado em : “ FAÇA E VIVA O MOMENTO PRESENTE INTEGRALMENTE...” . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário