No livro Saudável aos cem anos (editora Fontanar, 324 páginas) o autor John Robbins afirma: Os abecássios esperam ter uma vida longa e útil e anseiam pela velhice por um bom motivo. Numa cultura que valoriza tanto a continuidade de suas tradições, os idosos são indispensáveis. Eles nunca são considerados ? ou percebidos ? como fardos. Muito pelo contrário, são as riquezas mais valorizadas pela sociedade. Um provérbio abecássio repetido com freqüência é: "Além de Deus, precisamos dos idosos".
Então, que tal um encontro sincero hoje com o espelho? Mas não só o espelho físico, que mostra os sinais do tempo, mas também um espelho emocional, afetivo, profissional? Que tal um balanço geral onde você relaciona suas conquistas, vitórias e seus aprendizados? E que tal olhar pra pessoas que você admira e são mais velhas que você, que já alcançaram fases que você espera viver e observar a beleza por elas conquistada?
Parece que o caminho para usufruirmos das vantagens do envelhecimento e vivenciá-lo com alegria, começa com um olhar diferente para os nossos idosos. E continua num olhar-se com amor, com carinho, com cuidado que leva você a sentir o delicioso sabor de verdadeiramente envelhecer com alegria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário