segunda-feira, 5 de setembro de 2016

VELHOS HÁBITOS NOVAS SOLUÇOES


Para poder refutar as visões equivocadas que temos de nós mesmos, das pessoas à nossa volta e das situações de nosso contexto, é preciso se preparar. A conclusão dessa preparação é nidhidhyasanam, a contemplação sobre aquilo que já se conhece, principalmente, sobre si próprio. É preciso abrir minha mente, de maneira que as velhas crenças dêem lugar a uma nova compreensão sobre mim mesmo = auto analise; autoconhecimento. Esse é um processo que acontece, por exemplo, quando se contempla ou visualiza o antahkarana, {símbolo de cura e representa a parte espiritual do homem} que deve ser utilizado adequadamente.
Anadi durvāsana: não existe início para as vāsanās, os desejos subconscientes que dão corpo aos pensamentos. Por exemplo, no grande épico Mahābarata, onde temos estudado o Gita na turma de Yoga às 21hs, o príncipe Duryodhana sabe que o que está fazendo é errado, mas não consegue parar. Ele diz: “Tem um poder dentro de mim que me impede de agir de modo correto e me impulsiona à ação errada”.
Esta força que não está só em Duryodhana, mas em cada um de nós, é extremadamente poderosa, e está enraizada no samskāra, nos impulsos inconscientes que regem os desejos e ações decorrentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário