domingo, 26 de junho de 2016

Só por hoje, eu mostrarei amor e respeito por todo ser vivente (5º principio do Reiki)

Eu refleti sobre a  palavra respeito e me prendi em um de seus sinônimos  : a palavra HONRA...(e não esquecer que em algumas versões o quinto princípio do Reiki foi traduzido como ...HONRE TODO SER VIVO...). E pesquisando sobre a palavra “honra” no dicionário , encontrei  =

1. integridade pessoal, submissão para princípios morais;
2. fama ou glória
3. grande respeito ou estima
4. grau elevado ou nobre
5. privilégio ou prazer, aqui honra é o servir....
6. a castidade de uma mulher
7. a honra servindo como anfitrião;
8. a honra, como obrigação moral
9. em honra de, por respeito a ;
10. a honra da pessoa, no penhor da sua palavra  ou no seu nome;
11.  ter respeito  
12.  mostrar comportamento cortês para;
13.  conferir uma distinção em; 
14.  aceitar e pagar quando devido, como num cheque:
15.  se curvar ou mesura, como no dançar com um parceiro
16.  títulos de certos juizes. 

Honradez é mais que  viver e deixar viver, um pouco mais que respeito,.
Contém um pouco de sentimento de tudo que o dicionário diz. Eu posso não saber o que é exatamente, mas : EU SEI O QUE NÃO É.  

Não é nenhum acordo ou atitude passiva, de resignação diante de todas as ações e reações das pessoas. Nós não temos que concordar com as decisões que as pessoas tomam, ou como elas fazem as coisas. Nós  temos apenas que honrar os caminhos de todos  . Temos que assumir  uma postura de respeito por todo ser vivente e suas várias opções de vida. Temos apenas que honrá-las....  É  o caminho delas ! E elas têm que passar por ele e ..todo caminho é bom ...desde que haja coração... 

 Eu imagino, que na história de  Mikao  Usui, como ele decidiu honrar seu próprio caminho, assim como o de todos. Ele se honra escolhendo fazer o trabalho certo para si. Ele honrou os mendigos deixando-os caminhar no seu próprio caminho, sem julgamento ou interferência. 


Como estudante,  honro a experiência dos meus professores. Eu sei que se meus mestres não tivessem escolhido honrar sua verdade interna e não tivessem seguido seu caminho com integridade, eu não estaria digitando esta página hoje. Eu não estaria aqui. Eu sei que se Usui e/ou todos os meus mestres não tivessem escolhido honrarem suas indagações e, se cada um não tivesse  brilhado sua luz particular, meus Mestres não teriam achado o modo deles,  não poderiam ter  brilhado sua luz para  ajudar-me a achar a minha luz. 

Eu também honro a experiência de cada estudante que vem a mim. Também eles são meus professores, cada um a seu próprio modo. 

Eu honro os meus professores e mestres ....
Mostrar amor e respeito por todo ser vivente (ATÉ UMA BARATA , pois todos somos um; nenhuma vida tem mais valor que outra.!!!)
é uma tarefa complexa, mas por que criticar os outros? Que prejuizo estou tendo com a atitude do outro? Contanto que não prejudique ninguém, cada pessoa tem o direito de viver como quiser. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário