sexta-feira, 22 de março de 2019

nao-violencia (ahimsa) deve começar na mente


shanti shanti shanti
Assistindo um pouco do Fantastico e outros telejornais, percebo que a nao-violencia (ahimsa) deve começar na mente, numa forma de pensar onde não existam pensamentos temperados de violencia. Porque a partir de uma mente violenta, a pessoa vai gerar atitudes, se não agressivas, violentas. E essas atitudes se manifestam na linguagem verbal, na forma como falam de si para os outros, na forma como falam com os outros, na forma como falam dos outros. E a violencia na comunicação não é apenas nas palavras, existem outras formas de comunicação violenta - gestos, movimentos corporais, posturais, tom da voz (dizer um ''com licença'', com aquele tom de voz pode ser mais violento do que dizer um palavrão).
A violência não respeita o outro, nao respeita a vez do outro, nao respeita a opiniao do outro, nao espera a sua vez e não se conforma em ter sua opiniao nao aceita, nao aceita sua resposta estar errada, não aceita que o outro(a) faça melhor ou mais bem feito do que si mesmo.
Não basta não dizer palavras ásperas, palavras grosseiras, palavras preconceituosas, palavras ríspidas. É preciso dizer a verdade com amabilidade; é preciso dizer sua opiniao, mas com respeito pela do outro. É preciso ser sincero, desde que com educação e gentileza...
Enfim, a ''boca fala do que está cheio o coração'', ou como poderíamos acrescentar - a ''boca fala do que está na mente''. Assim, só mantendo uma mente limpa, pura, clara, sempre abastecida de pensamentos pelo bem do próximo, pelo bem à sociedade, pelo bem à comunidade, pelo bem maior. Uma mente cheia de pensamentos egoístas, mesquinhos e preconceituosos inevitavelmente irão gerar violência. Não permita que sua mente fique assim. Medite e limpe sua mente diariamente ! ahimsa ahimsa !

Nenhum comentário:

Postar um comentário