sexta-feira, 26 de abril de 2019

SÓ POR HOJE, SEJA GRATO...(principio do Reiki)

Eu estava pensando sobre a ingratidão…
Ser ingrato tem a ver com ser humanista, porque o humanista atribui suas vitórias a ele mesmo, e não a Deus. O ingrato não reconhece que, sem Deus, ele talvez não estivesse nem vivo.

O ingrato vive no “seu mundo”, busca apenas os seus próprios interesses. É um tipo de pessoa que se torna cega  para o amor e doação de quem está ao lado.
Outra característica da personalidade do ingrato é a desobediência que leva a rebeldia… 
Quem convive com o ingrato sempre sofre...O único que não sofreu quando conviveu com um ingrato foi Jesus. 
Jesus  não se iludia em relação as pessoas… Ele não gerava expectativas. Ele não fantasiava ou idolatrava. É por isso que Jesus não sofreu quando Judas o traiu, porque ele já sabia quem era Judas.
É claro que Jesus se entristeceu com a decisão de Judas, pois Jesus o amava, mas Ele não se deixou iludir, Ele não gerou expectativas.
Isso serve para todas as áreas das nossas vidas, mas principalmente para os relacionamentos.
Muitos “Judas” vão aparecer nas nossas vidas… faz parte. Mas nós teremos que aprender a lidar com cada um “deles”, e não deixar que eles destruam a nossa capacidade de amar e de acreditar no amor verdadeiro e na mudança das pessoas.
A verdadeira gratidão está ligada ao exercício de “se ver”.
Ela “brota”daí.
Observe, quando nos enxergamos, quando honestamente “nos vemos”, e, (sem medo da rejeição) percebemos quantas pessoas nos amam e não nos deixaram (mesmo sabendo de todos os nossos defeitos…) nasce em nosso coração uma profunda gratidão.
Nós, seres humanos, somos assim: Quando percebemos as nossas limitações (quando nos enxergamos), temos medo que os outros também percebam (enxerguem) e nos rejeitem por causa delas.
Realmente dói muito a rejeição, mas eu te garanto que a ingratidão dói muito mais que a rejeição (falo por experiência própria, pois já senti das duas), por isso eu sempre opto por mostrar minhas limitações, opto  pela transparência.  Acho que isso acontece porque sou grata a tudo que sou e tenho… Tenho gratidão em meu coração… mesmo que com essa atitude eu acabe por gerar uma expectativa nas pessoas ao meu redor… não é fácil.
O que tenho aprendido com o Senhor todos os dias da minha vida é o seguinte:
Faça para Ele.
Faça para Jesus.
Ele não tem um coração ingrato, sabe porquê?
Porque Ele não te rejeita.
Jesus conhece a nossa motivação… Ele sabe quando agimos com amor, com zelo, com cuidado…
Ainda que as pessoas ao nosso redor nos “interpretem” errado, Jesus não. Ele sempre sabe “ler” a verdade em nossos corações.
Tenha um coração grato.
Exercite isso.
Comece hoje a exercitar:
Agradeça em primeiro lugar ao Senhor, que te criou, que te formou, agradeça por você estar vivo… agradeça até pelas lutas, porque elas são “professores” que nos ensinam o valor da vida.
Mas agradeça também as pessoas… aos seus pais que te criaram, mesmo que tenham falhado, as pessoas que te criaram fizeram alguma coisa por você… mesmo que seja pouco… foi o que eles sabiam, foi o “melhor” deles… por isso seja grato(a) a cada um deles. Diga a eles “obrigado(a) por tudo que você fez por mim”.
Agradeça também as coisas simples do dia a dia: o cobrador do ônibus, a faxineira do seu trabalho, a pessoa que te serviu na lanchonete, a atendente do balcão de alguma loja… seja grato(a)…
“- Mas Sarah, e se eu for grato, educado(a) com as pessoas, e elas não retribuírem? O que fazer?”
A resposta é:
Faça para Jesus. Não faça esperando que as pessoas te devolvam… faça sabendo que Deus está vendo cada atitude sua, em cada minuto do seu dia.
Ele te devolverá.
Ele é justo e fiel, e nunca vai deixar passar desapercebido uma atitude boa e correta que façamos, mesmo que demore (aos nossos olhos) para ter “retorno”, tudo, absolutamente tudo que “plantarmos” nós vamos “colher”.
Mateus 7:12
“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim
fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.”
Faça para os outros o que você quer que façam a você.
Você verá como Deus é justo. E como a Palavra dEle não falha.
Que Deus te abençoe,

Um comentário: