quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Musicas para meditar, ou não!

Conforme o solicitado, relaciono abaixo algumas músicas que eu uso pra meditar, relaxar, espairecer a mente enquanto escrevo, estudo, pesquiso. A mente se concentra melhor quando está isolada de outras influências, outros pensamentos, e a harmonia de certas músicas ajudam a mente a entrar num certo padrão-não-dispersivo, propício a aquisição de novos conhecimentos (tem gente que medita com rock, isso vai depender de cada um). Abaixo são apenas algumas sugestões. 

Essa é minha música favorita. Transporta-me imediatamente para um convento, com monges encapuzados, sinos dobrando, ambientes enfumaçados pelo incenso, para depois desfazer qualquer imagem mental com o vocal Divino de Vana Veroutis em perfeita consonância com os acordes dos sintetizadores de Vangelis.
Ravi Shankar - Shanti Mantra
Lembro que peguei essa música despretensiosamente, mas quando começou o "Oommm Shanti" me arrepiei dos pés à cabeça e fiquei em choque, como que envolvido por um campo elétrico durante toda a música.
Meetra Ravindra - Om Tat Sat
Música hindu da melhor qualidade, alegre e com arranjos fantásticos. Boa para induzir à meditação pela repetição (japa).
Kitaro - Flying celestial Nymphs
Existe também uma versão acústica dessa música por Yu-Xiao Guang, usando alguns instrumentos chineses.
Kitaro - Rosa mystica
Pefeita pra meditação com visualização, tanto que eu a estendi (em looping) pra durar 4 minutos.
Jean Michel Jarre - Fishing junks at sunset
Gravada com a orquestra filarmônica de Pequim. Foi um lindo casamento da tradição com a tecnologia.
Wagner - Coro dos peregrinos (Tannhauser)
Wagner conseguiu transformar as duras palavras em alemão em belíssimas melodias. Só um morto não se arrepiaria com o final grandioso (o melhor final de música todos os tempos). O vídeo traz a letra em alemão e depois repete a música com as letras em português (me surpreendi ao ver que é praticamente uma oração).
Vangelis - Movement 3 (Cosmos - Gift)
Conhecida como a música-tema da série Cosmos, de Carl Sagan.
Pachelbel - Canon in D minor
Também conhecida pelo uso na série Cosmos. É brilhante como o cello sai conduzindo o ritmo, enquanto os violinos passeiam alegremente como pássaros, por cima deste "tapete sonoro".
Vivaldi - Primavera
Conhecida como a música-tema do "perfume de Vinólia".
Michael Nyman - Impromptu for 12 fingers
A mais bela música tocada em piano que já ouvi, carregada de emoção. Faz parte do filme Gattaca.
John Williams - Resolution and End title
Música do final de Contatos Imediatos, filme este que é uma verdadeira obra-prima da música e do cinema, onde um e outro elemento são indissociáveis.
Enya: Isobella e Epona
Jean Michel Jarre: Equinoxe 1 e Equinoxe 3
Stevie Wonder - Ave Maria
Toca sempre às 6 da noite nas rádios AM. É a única coisa boa que elas tocam.
Shenmue Orchestra Version - In the garden (também conhecida por Soundwave of morning, ou aindaAsa moya no namioto)
Uma das mais lindas músicas de todos os tempos foi tirada de um jogo de videogame.
Sheila Chandra - Ever so lonely eyes ocean
Ela usa inteligentemente os recursos de computador para trabalhar sutilmente as freqüências de cada palavra (nota), já que a busca da perfeição sonora no modo como é dita cada sílaba é uma preocupação constante da música hindu. Foi abertura de uma série de TV.
Loreena McKennitt: CymbelineMystic's dream e Beneath a Phrygian Sky
As duas primeiras são música moura / espanhola (os Árabes invadiram Espanha e Portugal há muito tempo atrás) feita por esta talentosa canadense. A última mais parece um baião nordestino. :)
Actraiser Symphonic Suite - Filmore
Mais uma de um jogo de videogame.
Castlevania: Kyrie eleison e Prayer (Key Largo)
Passagem usada nas missas em latim, aqui ganhou um belíssimo "ambiente sonoro" de uma catedral. Key largosignifica mais ou menos "Que sua ascensão aos céus possa ser feliz".
Demon's Crest - Beyond the Colosseum
Essa é a música que eu queria no dia do meu funeral, tocada em um órgão de tubo, numa catedral cheia de vitrais coloridos, com um raio de luz do sol incidindo diretamente sobre o caixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário