quinta-feira, 13 de abril de 2017

faça você mesma os ovos de páscoa

A tradição de oferecer ovos de Páscoa teve origem no século IV, pois na Quaresma não se consumiam ovos e era costume, então, dá-los às crianças para que elas se divertissem em decorá-los.
Outra tradição, que nasceu numa província francesa, a Alsácia, diz que o coelhinho escondeu em seu jardim ovos de chocolate, açúcar ou simplesmente ovos cozidos duros, com cascas coloridas pintadas com motivos alegres, para que todos os procurassem no alegre domingo de Páscoa.
E assim, no passar dos séculos, o hábito não se perdeu. O espírito dessa data se repete todos os anos e os ovos de chocolate continuam espalhando alegria ao nosso redor.
Quer completar o prazer dessa comemoração? Prepare você mesma, e com muito sucesso, os ovos de Páscoa para a família, amigos e conhecidos. Seguem-se instruções para fazê-los e duas versões sobre como decorá-los. Veja como é fácil!

Com alguns dias de antecedência, precisa encomendar uma ou mais fôrmas diferentes  (se quiser ovos de diversos tamanhos) nas casas especializadas em artigos do ramo. A seguir, você vai precisar de material para os ovos propriamente ditos e para decorá-los. Vamos começar pelos ovos:

1/2 kg de chocolate meio amargo em tablete  
50 g de parafina  
1 tablete de manteiga de cacau (estas proporções dão para mais ou menos 4 ovos de 8 cm de diâmetro

Para fazer os ovos, comece assim: raspe a parafina com o auxílio de uma faca (foto 1). A seguir, leve-a ao fogo em banho-maría junto com a manteiga de cacau e deixe derreter bem. Adicione então o chocolate ralado (foto 2). Conserve no fogo, mexendo sempre (foto 3), até que fique uma mistura bem úmida (rala). Retire a fôrma do congelador. Despeje o chocolate derretido quente e nivele com o auxílio de uma colher (foto 4). Trabalhe rapidamente, pois o chocolate esfria e endurece logo. Com uma faca, retire o excesso em volta da fôrma (foto 5). Leve-a  ao refrigerador por alguns minutos. Retire, espere uns momentos (mais ou menos 5 minutos) e então vire-a sobre
a palma da mão (foto 6). Repita a operação até terminar todos os ingredientes.

Decoração: Se quiser enfeitar os ovos como patinhos (foto maior), use bolinhas de isopor pequenas. Cortadas ao meio elas servirão para o pescoço, e as inteiras para a cabeça. A seguir, com tinta guache amarela e preta, pinte a cabeça. Use papel laminado verde para as asas e cartolina vermelha para o bico. Os pés também devem ser recortados de cartolina revestida com papel laminado. A montagem é muito simples: com cola isopor e seguindo a orientação da fotografia (ver foto maior) você não terá nenhum problema.

Se quiser decorar os ovos mais simplesmente (para adultos, por exemplo), cubra-os primeiro com papel alumínio, a seguir forre-os com tule ou celofane e complete a decoração com laços de fita e um buquê de flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário