sábado, 6 de maio de 2017

ESPUMA DE CAFÉ

Talvez se possa dizer que os frutos maravilhosos do café deram nome e fama internacional à nossa terra. E, se o cafezinho tornou-se o símbolo da hospitalidade brasileira, é verdade também que com ele podemos enriquecer os mais variados pratos. 

Assim, um dos resultados mais "charmosos" de misturar café a outros ingredientes é esta versão de pudim que pode rivalizar com as mais requintadas sobremesas da cozinha internacional. 

3 latas de leite condensado
1 lata (use como medida a mesma do leite condensado) de café forte
2 latas (idem) de leite
12 ovos
açúcar
óleo.
Misture muito bem o leite condensado com as gemas, o café e o leite.
A seguir, passe toda essa mistura numa peneira para evitar que se formem grumos.
Prepare uma calda de caramelo para untar a fôrma: derreta um pouco de açúcar e junte 1 xícara (de chá) de água. Conserve em fogo brando até obter uma calda mais ou menos rala, mexendo de vez em quando para que o açúcar não se queime. Despeje então numa forma para pudins (use ma forma canelada, para obter um efeito mais decorativo). Vire a mesma entre as mãos, para que o caramelo se espalhe por igual. Deixe esfriar bem.
A seguir, pincele um pouco de óleo por cima do caramelo (isso facilita muito na hora de desenformar o pudim). Por último, despeje a mistura de café na fôrma assim preparada e leve ao forno moderado (previamente aquecido) e em banho-maria, durante mais ou menos 1 hora.
Vigie sempre, para que a água do banho-maria não seque. Desenforme e deixe esfriar.
Nota: Se quiser, pode decorar toda a superfície do pudim com um pouco de creme chantilly. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário