domingo, 14 de maio de 2017

PEIXE FRIO NA GELATINA

Ingredientes:
1 peixe grande de cerca de 2 1/2 kg (namorado, tainha)
Sal
6 grãos de pimenta-da-reino
3 folhas de louro
2 cebolas espetadas com cravos
1 cenoura raspada e cortada
Ramos de salsa
1 copo de vinho branco
1 pacotinho de gelatina sem sabor
1 lata de legumes picados (cenoura, ervilha, batata e vagem)
1 xícara (chá) de maionese
6 tomates
1 pé de alface
2 limões

1) Limpe o peixe e coloque em uma panela grande. Para que o peixe não perca a forma, enrole-o em um tecido bem fino e acomode-o bem para não quebrar. Tempere com sal, junte os grãos de pimenta, o louro, as cebolas, a cenoura cortada, o vinho branco e cubra tudo com água fria. Leve ao fogo bem baixo por 30 minutos, cozinhando sem deixar ferver. Retire o peixe da panela, coloque-o sobre uma tábua, desenrole o tecido que o envolve e, com a ponta de uma faca, retire sua pele.
2) Coe o caldo de cozimento e dissolva nele a gelatina; deixe esfriar e, quando começar a endurecer, pincele o peixe. Repita a operação três vezes para formar uma camada mais ou menos espessa, envolvendo o peixe. Espalhe o restante da gelatina numa assadeira e leve à geladeira.

3) Escorra os legumes picados e passe em água fria; tempere com a metade da maionese. Esvazie os tomates das sementes e recheie com os legumes com maionese. Coloque o peixe no centro do prato de servir. Guarneça com folhas de alface, os tomates recheados, rodelas de limão e salsa. Corte a gelatina restante em cubinhos e complete a guarnição do peixe. Sirva bem frio acompanhado com o restante da maionese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário