domingo, 19 de fevereiro de 2017

BOLO MÁQUINA FOTOGRÁFICA

Para aquele que gosta de registrar as emoções dos parentes e amigos através da objetiva de sua câmara crie uma emoção diferente ...



homenageando-o com este bolo simples e original. 

MASSA

250 gramas de manteiga
250 gramas de açúcar
5 ovos
1 colher (chá) de sal
3 colheres (chá) de fermento em pó
450 gramas de larinha de trigo
I copo de vinho branco
1/2 kg de frutas cristalizadas

Bata a manteiga com o açúcar e os ovos até formar um creme. Junte o sal, o fermento peneirado com a farinha, alternando com o vinho branco. Bata bem. Acrescente as frutas cristalizadas previamente passadas por uma mistura de farinha de trigo e fermento em pó, na proporção de uma colher de sopa para uma de chá, de maneira que as frutas fiquem espalhadas por toda a massa. Asse em fôrma redonda de 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, reservando uma pequena porção que poderá ser assada numa lata pequena de óleo, untada e enfarinhada, de onde será recortada a máquina.

GLACÊ FONDANT

450 gramas de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara (chá) de glucose
1 clara
1 colher (chá) de essência de baunilha

Colocar o açúcar de confeiteiro numa tigela, abrindo um buraco no meio no qual serão colocados os demais ingredientes, trabalhados com uma colher de pau até obter uma massa acetinada e maleável. Se necessário, junte mais açúcar de confeiteiro. Abra a massa com o rolo, sobre uma mesa pulverizada com maisena, para não grudar. Cobrir o bolo com essa massa, alisando com os dedos igualmente enfarinhados com maisena.

GLACÊ REAL
2 claras
2 colheres (sopa) de suco de limão
açúcar de confeiteiro o suficiente
anilina rosa e vermelha

Bata as claras com o limão e o açúcar de confeiteiro até obter um glacê firme, que não caia da pá. Tinja cerca de metade Com anilina vermelha e um quarto com anilina rosa. Ao restante, adicione mais açúcar de confeiteiro até obter uma massa que não grude nas mãos. Reserve.

MONTAGEM

Abra os bolos ao meio e espalhe o recheio. Aplique o glacê fondant sobre o bolo redondo e nas \laterais,
alisando bem com os dedos. Com o bico-pitanga e glacê rosa faça a decoração, conforme ilustra a foto. Deixe secando enquanto trabalha o bolo retangular. Corte-o no formato aproximado da máquina. Coloque-o em pé e espalhe glacê real tingido de vermelho por todos os lados, alisando bem. Fixe um recorte de bolo redondo, feito com as sobras do bolo retangular, no lugar da objetiva e passe glacê real sobre ele também. Com uma faca, faça os riscos e escreva o nome na objetiva. Fixe um pedaço de papel laminado prateado sobre o qual foi colado um pedaço de cartolina preta no lugar do visor e do flash. Com a massa de glacê real, modele as peças como o transportador, o carretel de rebobinagem e o botão disparador. Com um pincel e tinta guache atóxica preta, dê o acabamento. Transporte-o para o bolo redondo.



DECORAÇÃO 

papel laminado prateado
cartolina preta
tinta guache atóxica preta


Um comentário: