segunda-feira, 29 de julho de 2013

TORTA SUSPIRO - recheada de histórias- MORANGOS da minha mãe


Caderno de Receitas da D. Tereza-minha máe
Hoje eu vou postar mais uma das receitas da minha mãe. Mas antes preciso falar sobre sua pitoresca origem. Alias, como todas as receitas secretas da D. Tereza, lembrando que ha 50 anos atras não havia internet e o acesso às informações era  muito difícil. Normalmente as receitas eram trocadas pelas mulheres nas horinhas do bate papo e todas eram recheadas de muitas curiosidades... 
Voces se lembram daquela misteriosa chilena (ontem minha mãe disse que já não se lembra mais se era chilena mesmo ou se era boliviana, mas isso é apenas mais um detalhe) que ensinou minha mãe a fazer aquelas bolachinhas recheadas chamadas PENCOS (postada aqui a alguns dias atras) e que como ingrediente principal levava gemas? 
Pois é, quando a mulher chilena/boliviana ensinou a fazer os Pencos, ensinou a aproveitar as claras que sobravam e dai surgiu essa delicia com enorme rodas de suspiros. 
Na época minha mãe não sabia que os suspiros daquele tamanho tinham que ser assados de uma forma diferenciada dos suspirinhos normais, e ela foi tentando ....tentando até descobrir que para assar sem quebrar as rodas tinha que usar papel manteiga sob as claras batidas em neve.....
Naquela época nós morávamos em frente á uma casa com uma família com 8 filhos (!!!) e como minha mãe todos os dias tentava, sem sucesso, fazer o bendito suspirão e não dava certo, pois grudava na assadeira e quebrava tudo, minha mãe chamava a criançada em frente e todos se fartavam comendo as assadeiras de suspiros quebrados! 
Tereza - minha mãe
No ano passado estava eu com  minha mãe berrando de câimbras no pronto socorro em Mogi Mirim quando o enfermeiro perguntou a minha mãe se ela se lembrava dele. Minha mãe, completamente atordoada pelas dores, respondeu que não. E ai ele já foi logo perguntando: - A senhora ainda faz suspiros quebrados?
Ai não aguentamos e caímos na risada...O enfermeiro era justamente uma das possíveis vitimas diabéticas da minha mãe! 
Mas para sorte nossa, mais dela já que o moço é que estava fazendo os procedimentos nela dentro do ambulatório,  queria apenas agradece-la e comentar que até hoje ele sempre se lembra dela com carinho e muita doçura! bota doçura nisso...

Bem agora mão á obra :

SUSPIRO
Para cada medida de clara coloque 3 de açúcar. 
Copo cheio com 8 claras -
 mas pode variar dependendo do tamanho dos ovos
3 copos de açúcar

RECHEIO
700 ml ou 1 1/2 garrafa de 500 ml.  de creme de leite fresco 
1 caixa de morangos 


NÃO COLOCAR AÇÚCAR NO CREME DE LEITE pois a mistura do sabor do creme de leite
 sem açúcar, os morangos azedinhos e o doce do suspiro fica sensacional

Eu fiz utilizando um copo de requeijão como medida. Em cada copo coube 8 claras. Então coloquei 3 copos de açúcar. 
Claras e o açúcar misturados para ir ao
fogo
Consistência da mistura 
E agora que vem mais um segredinho: coloque as claras e o açúcar numa panelinha e só mexa com os dedos - não use colher _ 
Leve a panela ao fogo e continue mexendo apenas com os dedos até que suporte o calor. Quando estiver quente e as mãos já não suportarem ficarem dentro da panela retire a panela do fogo. E cuidado para não deixar esquentar muito senão cozinha as claras e perde o ponto do suspiro....
A mistura de claras e açúcar quente
indo para a batedeira













Coloque as claras com açúcar ainda quente na batedeira e deixa bater até atingir o ponto de suspiro....
Esse jeito de fazer suspiro nunca perde o ponto nem murcha quando assar!
E ainda não fica com aquelas pedrinhas do açúcar  pois este se dissolve completamente e incorpora com a clara.










Bater as claras e o açúcar quente na batedeira até ficar bem firme.


Após uns 10 minutos na batedeira estará no ponto de suspiro
A minha batedeira é herança da minha mãe e o motor esta meio fraco, então
pode ser que com até uns 7 minutos você já encontre o ponto ideal


Colocar o suspiro sobre círculos de papel manteiga.
Eu, como não gosto de lavar assadeiras, também forrei com papel alumínio

Eu aproveitei o forno e fiz dois suspiros redondos em uma forma retangular 
 Mas pode fazer uma de cada vez como abaixo:

Pode ser feito uma unidade de cada vez 






AGORA É A VEZ DO CHANTILLI DE CREME DE LEITE FRESCO
Bater 1 minuto na velocidade máxima e depois mais uns 10 minutos na velocidade
minima até chegar na consistência  conforme a foto acima e abaixo
 Com o creme de leite batido e  já bem durinho chegou a hora de montar os suspiros....

Sobre o suspiro espalhe o creme de leite
 E AGORA É A VEZ DOS MORANGOS!!!!
Suspiro, chantilli e muitos morangos para umidecer o suspiro
NÃO COLOCAR AÇÚCAR NO CREME DE LEITE pois a mistura do sabor do creme de leite
 sem açúcar, os morangos azedinhos e o doce do suspiro fica sensacional


Sobre a primeira camada de suspiro, creme de leite e morangos coloque outro
suspirão e assim por diante....

Torta pronta, aguarde pelo menos 12 horas para saborear, pois os morangos
vão murchando...encharcando o suspiro...e o sabor é inigualável!

Agora é só levar para gelar e prepare-se !





Nenhum comentário:

Postar um comentário