segunda-feira, 7 de julho de 2014

A BASE UNIVERSAL DO ENSINAMENTO DA ROSACRUZ AUREA


LECTORIUM ROSICRUCIANUM
Escola Internacional da Rosacruz Aurea
Trabalho Publico · curso de introdução
Módulo 1 · tema 5
A BASE UNIVERSAL DO ENSINAMENTO DA ROSACRUZ AUREA

A unicidade de Deus […]
é a única lei da existência.
O outro nome que se lhe
dá é Amor. Conhecê-la e
observá-la é perseverar na Vida.
(O Livro de Mirdad, Mikhail Naimy)
Podemos dar muitas respostas à pergunta: - Oque é o ser humano?
Nas cartas anteriores, a Rosacruz Áurea tentou deixar bem clara a natureza dual do ser humano.
Por um lado, há o ser da personalidade que é o núcleo egocêntrico.
Esse núcleo não pode ser considerado único: ele é múltiplo, pois não se manifesta de forma única, mas sim com aparências diversas de acordo com as circunstâncias.
Por outro lado, há o microcosmo que é o ser original.
No momento atual, sua manifestação é incompleta, e ele contém no seu interior um núcleo espiritual latente, a rosa-do-coração.
O ser humano que, devido a muitas experiências dolorosas e decepções, começa a perce­ber o chamado da eternidade dentro de si mesmo, sobe o primeiro degrau do caminho que a Rosacruz Áurea denomina Gnose Quíntupla: o discernimento.
Esse caminho deve adequar-se ao estado de consciência da humanidade em cada época; não obstante, sua concretização é resultado dos trabalhos desdobrados pela Fraternidade Universal desde a origem dos tempos.
O discernimento é um sinal de amadurecimento espiritual, que brota em determinado momento da vida, após um longo caminho de experiências.
Por meio dele, o ser humano pressente que em seu interior mais profundo se encontra a essência não-manifestada de uma vida nova, que se baseia em valores muito diferentes dos que impulsionam  as atividades do ego.
Pelo discernimento, o ser humano sabe que «nasceu de Deus» e também pressente diante dele um caminho de desenvolvimento ascendente que implica, necessariamente, em uma nova maneira de ver e encarar o mundo. Um tempo de trabalho de autoconhecimento e de uma radical transformação de sua consciência. Mas essa transformação requer um processo alquímico!
O ser recebe ajuda, pois o Espírito Santo se acerca dele para insinuar  a força e os materiais de construção necessários para que ele possa realizar a mudança.
Sem dúvida, nenhum passo pode ser omitido.
A escada exige que cada degrau seja assumido plenamente, para que o candidato possa interiorizar harmoniosamente as profundas mudanças que virão.
Por isso, o processo alquímico é sempre um caminho de auto-iniciação.
E, então, manifesta-se o anseio por salvação, que se eleva espontaneamente do coração, como uma «fragrância agradável a Deus».
Esse é o segundo degrau da Gnose Quíntupla.
Quando o candidato compreende que «nasceu de Deus» e que sua vida precisa estar em concordância com isso, ele começa, então, a colocá-la em ordem, começa a «aplanar os caminhos».
Essa fase do processo se caracteriza por um estado de «neutralidade».
O candidato percebe o quanto é dirigido e aprisionado por todo tipo de temores e esperanças e já não
se deixa guiar por eles. O verdadeiro ser não teme nem espera nada! Com tranqüilidade e cheio de compreensão, ele vai se afastando das amarras da auto-a rmação.
Nesse momento, as novas forças do mundo original começam a circular em seu sistema e tornam
possível o processo de transformação de seu ser astral.
Chegado a esse ponto, o candidato reconhece que seu egocentrismo é a raiz de todos os seus con flitos, medos e dependências.
Por isso, com a ajuda do campo de força da Escola da Rosacruz Áurea, vai acontecendo a substituição progressiva do ego imperfeito e perecível.
Por falta de alimento, o ego vai se dissolvendo pouco a pouco, como uma raiz que se desintegra quando é arrancada da terra e exposta à luz.
Essa terceira fase é denominada «o caminho da auto-rendição». 
É essa fase que permite a substituição gradativa do estado de alma natural perecível, nascido da terra, por outro estado de alma, que tem seu fundamento e sua origem no mundo espiritual e pode desdobrar-se com base no átomo-centelha-do-espírito no microcosmo.
O candidato percebe, com certeza, que sua vida se transformou radicalmente ao percor­rer essas três fases. Um novo fluido espinal in flama sua consciência, e isso se traduz, naturalmente, em ações.

"Viver das novas forças e estruturas da alma"  signi fica agir baseando-se nelas.
Essa fase da Gnose Quíntupla é denominada «nova atitude de vida».
Nela, uma nova personalidade substitui completamente o antigo estado de ser do candidato.
Essa personalidade expressará sua atividade com base em novos pensamentos, novos sentimentos e novos impulsos da vontade.
Quando o candidato se liberta da auto-a firmação, todas as propriedades e capacidades que estavam adormecidas em seu núcleo espiritual são penetradas por novas forças.
É precisamente nesse núcleo espiritual - a rosa-do-coração -  que se encontra a fórmula espiritual hoje latente no ser humano.
Essa lei interior, que o candidato começa a vivenciar de forma incipiente, é a expressão de uma lei superior, universal.
É essa lei superior que, de finitivamente, mantém a unidade do macrocosmo em toda a sua amplitude: trata-se da lei do amor.
Assim, o candidato toma consciência de que está envolvido e preenchido pelo Espírito cósmico. Agora, ele pode colaborar com as linhas de força criadoras do Espírito, que o penetram, pois ele
mesmo está uno com elas. Por essa razão, ele tem permissão para fomentar à sua volta e em outros seres humanos tudo o que pertence ao reino do Espírito.
É assim que o candidato chega à quinta fase da Gnose Quíntupla: a «fase da nova consciência».

No entanto, não se deve entender a Gnose Quíntupla como um processo linear, já que cada fase é consolidada e se desdobra nas seguintes, do mesmo modo que nos degraus anteriores já podem aparecer, e de fato aparecem, em um estado embrionário, todas as experiências dos degraus seguintes.

Chegado a esse ponto, o candidato se torna um exemplo vivo da lei do amor.
Assim como o sol entrega sua luz e força, e é a fonte da vida do sistema planetário, o coração do ser que está passando por esse processo se torna um pequeno sol radiante, capaz de levar aos demais as forças da verdadeira cura, da santifi cação.

O leitor já terá intuído que todo processo espiritual significa ca uma vida de prestatividade, em benefício do mundo e da humanidade.
O verdadeiro rosacruz realiza seu trabalho no mundo e cumpre meticulosamente suas obrigações sociais, pois sabe que aqui, neste campo de vida transitório e imperfeito, se encontra o solo de seu nascimento, mas também a base para o renascimento, o «nascer de novo», o retorno ao campo de vida
original.
Após o que foi exposto, provavelmente ressurgirá a pergunta: "Como pode um ser humano aspirar por algo permanente em um universo caracterizado por mudanças constantes?»
Agora, já será mais fácil compreender duas coisas:

o ser humano aspira a uma vida diferente porque possui um princípio-alma, ou seja, um ser espiritual latente que o anima , que pertence a outra ordem de vida;

essa outra ordem de vida pode ser experimentada neste mundo, pois não depende do lugar em que a pessoa se encontra - apenas de sua orientação interior. 
À medida que o ser humano permite que a lei do amor oriente sua bússola, ele fi nalmente
caminha para o encontro com Deus.

Nesse processo de retorno, o candidato se reconhece como tripulante de um barco muito especial: o barco que reconduz a alma ao reino da luz. Sem dúvida, nesse barco ninguém é apenas um simples passageiro. Todos os que se encontram a bordo são tripulantes, e, por esse vínculo mútuo, o auxílio circula por toda a parte. Assim, quando um desfalece, a força do grupo se manifesta como uma ajuda insubstituível. A parte está no todo, e o todo na parte.
O amor é o timoneiro, e seu nome é Cristo. Ele traça o rumo. E, sob sua direção, nada pode perder-se.

Caro leitor,
Após essas cinco cartas informativas iniciais, existe a possibilidade de continuar em con­tato com a Escola da Rosacruz Áurea para maiores informações e esclarecimentos. Você também poderá solicitar, caso seja de seu interesse, o primeiro curso de cinco temas básicos que a Rosacruz Áurea oferece. 
Se possível, esse curso deverá ser presencial, com um grupo de pessoas interessadas. 
Caso você resida em uma cidade onde não há salas de contato nem núcleos da Escola da Rosacruz Áurea, o curso poderá ser solicitado pela Internet ou por correio. 
Para tanto, entre em contato com o Trabalho Público do Lectorium Rosicrucianum pela Internet na página: www.rosacruzaurea.org.br, ou mediante carta endereçada ao núcleo mais próximo da Escola Internacional da Rosacruz Áurea.
Atenciosamente,
Seus amigos do Trabalho Público do
LECTORIUM ROSICRUCIANUM
Escola Internacional da Rosacruz Áurea

Nenhum comentário:

Postar um comentário