quarta-feira, 2 de julho de 2014

foto-011Texto baseado nos livro  O FOCO DEFINE A SORTE - A forma como enxergamos o mundo faz o mundo que enxergamos” da filosofa Dulce Magalhães - Editora: Integrare

Quando muitas vezes as pessoas reclamam que não tem sorte na vida, que nada dá certo, provavelmente é porque elas não andam dando o foco necessário àquilo que desejam que aconteça. Isso significa que elas não andam voltando o seu olhar, que elas andam observando e percebendo as suas vidas como elas são (no caso, as pessoas) e não como a vida se mostra de verdade.
Grande parte dos nossos conhecimentos são provenientes de uma espécie de alfabetização.
Sabemos somar, diminuir e multiplicar, por exemplo, porque estudamos isso durante muitos anos da nossa vida. E assim também deve ser com todos os acontecimentos que surgem durante ela.
Quando alegamos que não sabemos por que as coisas não dão certo, nos julgamos ignorantes, e essa ignorância pode nos servir como uma espécie de proteção.

Assim como qualquer pessoa pode aprender a falar mandarim, caso se dedique com afinco à essa tarefa, qualquer pessoa pode aprender a perceber tudo o que acontece ao seu redor, o porquê de muitas vezes, apesar de termos um objetivo, não conseguirmos alcançá-lo de forma alguma.

A filosofa Dulce Magalhães, autora do livro “O foco define a sorte – A forma como enxergamos o mundo faz o mundo que enxergamos”  frisou muito a questão de como somos incoerentes e, portanto, desfocados. Como fazemos uma errônea equação entre aquilo que queremos e o que fazemos para alcançá-lo. Ela deu um exemplo simples, mas que fica bem fácil de entender : "se alguém deseja emagrecer, seja por qualquer razão ou motivo, por exemplo, sabe que não deve comer batata frita, afinal, esse é um alimento constituído quase que 100% por gordura saturada e altamente calórico. Então, se queremos qualquer coisa na nossa vida, porque muitas vezes não paramos para pensar sobre as atitudes que estamos tendo na busca desse objetivo? Tudo na nossa vida é uma consequência dos nossos atos e escolhas, ou a ausência deles. Tudo o que acontece na nossa vida, advém apenas de nós mesmos, e de mais ninguém. Ninguém pode deixar de comer batata frita por nós, ninguém pode tomar uma decisão por nós."

Como diz a minha frase preferida e como mesmo disse a Dulce,  nós somos fruto das nossas escolhas. Por isso o foco é tão importante.

Se você nunca fez uma lista de metas, objetivos, nunca deu um foco na sua vida, como vai perceber resultados nas suas escolhas?

O que você quer mudar?

O que você esta fazendo para mudar?

Quantas vezes nós desejamos algo, mas não deixamos claro pra nós mesmos, que esse é o nosso foco e então acabamos fazendo escolhas que não condizem em nada com o alcance dele? Aí, decidimos culpar outras pessoas, mesmo que inconscientemente, por essa nossa incoerência. “Porque o meu marido nunca permitiu que eu trabalhasse”, “Porque eu tive filho e acabei deixando minha vida para trás”,“Porque eu sempre precisei trabalhar para sustentar minha mãe e não pude estudar”. Culpar os outros parece mais fácil, não?

Acontece que como eu e um mundo de mensagens insistem em dizer, somente você pode mudar a sua vida e a grande mudança que você tanto quer que aconteça, precisa primeiro partir de você mesmo.

Vocês conseguiram responder as perguntas ali de cima? Ou conseguem pensar quais são as perguntas que vocês desejam jogar para o mundo? Conseguem definir qual o seu foco ou o seu propósito no dia de hoje?

Como a Dulce também escreveu em seu livro :  “Todo dia nós somos uma flecha lançada, mas precisamos ter um alvo! "
Quando você sabe a sua pergunta, tudo se torna resposta. 
Se você tem um alvo, é mais fácil acertar.
E para sabermos se o nosso alvo era o que realmente queríamos, precisamos arriscar, precisamos escolher, para quem sabe então, mudarmos de ideia.

Nós só encontramos aquilo que buscamos. Aquilo que escolhemos encontrar e não o que a sociedade nos diz que é o que tem que ser feito. Nesse caminho de descobrir qual o seu foco, você também precisa ficar atento às armadilhas que o mundo te impõe e que às vezes te fazem desfocar totalmente.

Você também anda por aí, resmungando que não tem sorte na vida, ou já percebeu que precisa ampliar o seu olhar, para então se dar conta de que tudo o que você recebe de fora, é exatamente um reflexo do que você emana de dentro?

E nessa incessante e deliciosa busca, também existe a importância de você determinar quais são os seus valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário