domingo, 25 de junho de 2017

O MESTRE DE REIKI


Segundo William Rand, no livro "The Spirit of Reiki", foi a Sr.ª Takata que introduziu o título de "Mestre" no Reiki quando começou a ensinar o terceiro grau  em 1970. Este título criou em muitas pessoas a ambição do status, de possuírem esse mesmo título, de se "elevarem" com o mesmo, remetendo o Reiki para segundo plano.

Segundo a tradição japonesa, uma pessoa que tenha os conhecimentos do Shinpiden (nível III) , não é mais do que um instrutor ou professor de Reiki que simplesmente sabe fazer os processos de iniciação, não tendo qualquer conotação de hierarquia ou de poder sobre quem inicia e ensina. Cabe dizer contudo, que a pessoa iniciada com a vibração do Dai-Ko-Myo é um Mestre em potencial.

Mas, existe uma grande diferença entre Ter um Mestrado de Reiki e Ser Mestre de Reiki.
 Um Mestre de Reiki faz do Reiki uma prática diária, tenta seguir a cada momento os Princípios do Reiki, ou seja, tenta Ser Reiki.
Um Mestre de Reiki não se sente mais elevado ou superior perante as outras pessoas, mas imensamente grato por poder partilhar o Amor do Reiki na Terra e poder contribuir para que mais pessoas descubram os seus caminho  através do Reiki tal como ele o tenta fazer.
Como mestre, você tem ir  se esvaziando até  correr o risco  de nada mais lhe restar além da Energia Universal da Força Vital ,  assim como  o  barro  dá apoio e estrutura, mas é o espaço vazio no meio que torna útil a vasilha. A forma é inconcebível sem o vazio. Ela precisa envolver o vazio, da mesma forma que precisa ser envolvida por ele..
Precisamos estar vazios para deixar que a canção silenciosa do Reiki seja cantada  através de nós, quer em palavras, quer no silencio apropriado ao momento e adequado ao publico a quem nos dirigimos.  Assim, tudo nasce do vazio e a ele retorna.
A verdadeira maestria baseia-se na idéia de que somos todos um perante nosso  o nosso Criador..
Essencialmente,  com o terceiro nível, passamos a compreender que todas as coisas foram criadas iguais pela energia vital e nesse espírito de absoluta igualdade o ego tem que ser deixado de lado e, mesmo quando percebemos estar agindo movidos apenas pelo ego, temos que aceitar o fato e esperar que a crise passe.
Um dos objetivos de ser mestre em Reiki é observar e conhecer todos os nossos complexos e os aspectos sombrios de nosso ser. Teremos que sentir todas as emoções e sentimentos reprimidos e constrangidos, não somente os bons e os alegres.  O ideal é estar disposto a sentir e a examinar a própria vida a todo instante...
Consideramos que é importante existirem mais e mais pessoas com os conhecimentos do nível III,  professores ou não, tendo ou sendo, é importante que a chama do Reiki continue acesa e vá queimando toda a separação, toda a ilusão, todos os fatores que impedem o ser humano de ser feliz.


Um comentário: