quinta-feira, 18 de setembro de 2014

AS 5 CAUSAS DO SOFRIMENTO OU OS 5 KLESHAS.


ESCRITO POR :  PROF.YVAN A SINICO DO INSTITUTO ALQHIMIA DE YOGA E REIKI

Ja que no texto da semana passada comentei um pouco sobre sofrimento, provações, superações, melhor agora relembrar o que o yoga do sábio Patanjali registrou sobre as 5 principais causas de sofrimento, angustia, medo e peso nas pessoas : os KLESHAS.

Avidya – O principal deles. Na verdade por causa deste é que surgem, ou se manifestam todos os outros quatro. Avidya significa IGNORÂNCIA. Bem dizem que A verdade liberta e a Verdade salva: verdade. 

É a ilusão que temos a respeito dos outros, de nós mesmos, do que achamos que vai acontecer , que vamos passar, nos faz sofrer desnecessariamente.
Porém, não somos os donos da verdade, não sabemos de tudo. Então sejamos humildes e transformemos nossa ignorância em degraus para o aprendizado e crescimento.
Asmita – EGOÍSMO. Este é o segundo Klesha. Sempre que penso em egoísmo, penso nos animais... completamente desprovidos de ego. Tudo tão mais simples e objetivo. Mas é importante entender que pensar em si, querer o melhor pra si, acreditar em si mesmo NÃO é egoismo. É sim quando eu deixo a torneira aberta enquanto escovo os dentes só porque eu tenho água bastante na minha torneira e eu vou pagar a conta, então, danem-se os outros que não tem...
Raga – APEGO. Este fica bem perto do egoismo. É aquela coisa (carro, roupa, sapato, perfume, livro, disco) que você nem pensa em emprestar. Mas também, e pior, quando o apego é por uma pessoa, um amigo(a) , um marido, uma esposa, um professor, um vizinho, e você acha que ele só pode dar atenção pra você, só pode sair com você, só tem que estar disponível pra você... Lembre que é preciso deixar o antigo ir para o novo vir !!
Dvesha – AVERSÃO. É o não entender que somos partes de algo maior. E que dentro de mim também aquilo que tanto me irrita, tanto me incomoda, tanto detesto. Não dou chance para conhecer, experimentar nem tentar, pois afinal, eu detesto aquilo, detesto esse ''tipo'' de gente, odeio essas situações.... Mas tudo faz parte do TODO....
Se estamos em determinada situação, ou convivendo com pessoas que nos causam algum tipo de sentimento de repulsa, cuidado! Atraímos o que nos é semelhante. Muitas vezes rejeitamos o que não conseguimos lidar, entender, o que está na nossa sombra.
Abhinivesah – MEDO DA MORTE. Todos os medos do mundo desembocam num mesmo lugar: o medo da morte. Medo de tudo acabar, de toda a ilusão terminar. O que será depois ? O que virá depois ? o que acontecerá depois ? Morrer é transformar. A semente morre como semente para brotar como planta. Quando estamos sintonizados com o mundo espiritual, diinal, já estamos com os olhos e ouvidos percebendo que do outro lado também existe vida, porém, diferente... Então, vamos nos preparando pra essa viagem, pra essa jornada que está determinada pra todos que estão vivos nesta dimensão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário