domingo, 28 de setembro de 2014

TODO MUNDO pode praticar Yoga, mas o Yoga não é pra TODO MUNDO...

by Prof. Ivan A Sinico, do Instituto Alqhimia de Yoga e Reiki
Dias atrás tivemos um evento no SESC Campinas comemorando do Dia do Yoga - 21 de setembro. Ai, lendo um comentário da prof. Thais Galliac não tive como não concordar com ela : "(nossa intençao, enquanto professores/facilitadores) deve ser mostrar que, ao contrário do que muitos pensam, YOGA é acessivel a qualquer um, desmistificando a ideia de que seu objetivo esteja muito distante ou totalmente inatingivel."
Sempre tive em mente algo que minha saudosa mestra Maria Helena dizia : TODO MUNDO pode praticar Yoga, mas o Yoga não é pra TODO MUNDO... E pra isso ela tinha uma expressão típica do nordeste bahiano de onde veio : "o que é de cerca, não pára em árvore"
Isso para lembrar que YOGA não é = ASANAS. O objetivo de praticar um pouco de yoga deve estar em alcançar uma atitude por trás da pratica, e por consequencia, se beneficiar da pratica, não bastando a performance em si, se chegamos a equilibrar em 2 pernas, em 1 perna, em apenas um dedo, ou se conseguimos levitar, o que conta é o como se realiza - intençao & atitude.
Participar duma aula de Yoga deve ser um momento especial (por isso a roupa e outros detalhes contam) onde se vai buscando a atitude e os sentimentos por tras do que se vai fazendo, sentidos e conteudos sobre mim mesmo frente a cada desafio e cada facilidade encontrada. Caso contrário, teremos essas ''malhaçao-Yogues'' que vemos em muitos clubes e academias, que propoem Yoga no cardápio apenas como mais 1 opçao de perder peso, eliminar calorias, diminuir stress, respirar melhor, acalmar e mente e o espirito....
Tudo isso muito válido, mas, como consequencia, e não como um fim em si memo, não como um chamariz... É aqui que o professor/facilitador faz toda diferença, ensinando de forma a entender que cada aluno tem um mundo proprio e um universo de ideias, conceitos e valores que tras consigo. De maneira que a forma de transmitir os principios e valores do Yoga sejam simples, claros, objetivos e diretos na medida do possivel, afim de que, cada individuo que receba esta mensagem consiga digeri-la, amplia-la e aplica-la em sua vida, da melhor maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário