domingo, 31 de agosto de 2014

BOLINHOS DE BACALHAU

Um domingo quente e luminoso abre o apetite de qualquer um! 
Antes do almoço, um aperitivo: caipirinha ou batida bem gelada e uns bolinhos de bacalhau macios feitos da seguinte maneira. 

300 g de bacalhau cozido
1/2 kg de batatas
2 ovos
salsa
cebola
óleo
pimenta-da-rein
sal.

Passe o bacalhau na máquina de moer,  por duas vezes.
Amasse bem as batatas e misture ao bacalhau moído.

Pique bem a salsa e a cebola.
Tempere com sal e pimenta-da-reino a gosto.
Junte à primeira mistura.
Adicione os ovos e mexa bem até formar uma massa homogênea.
Faça os bolinhos enrolando-os entre as mãos e frite-os em bastante óleo quente.
Coloque sobre papel absorvente.

Com tomates frescos, estes bolinhos são uma verdadeira refeição.

BOLO OVELHINHA BRANCA

Um bolo muito especial, para o bom menino da família. Ou uma demonstração de carinho que vai tocar fundo no coraçãozinho da ovelha negra, mas ainda não desgarrada ... 






MASSA
3 xícaras (chá) de açúcar
100 g de manteiga
2 ovos
4 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
3/4 copo de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Bata bem o açúcar com a manteiga. Junte as gemas e continue batendo. Acrescente a farinha de trigo e o fermento diluído no leite. Bata mais um pouco e adicione o chocolate. Junte as claras batidas em neve, mexendo suavemente. Asse em fôrma retangular nº 4, untada e enfarinhada. Faca duas receitas.

RECHEIO
2 latas de leite condensado
4 colheres (sopa) de chocolate -em pó
2 colheres (sopa) de margarina

Misture todos os ingredientes e leve-os ao fogo até obter um mingau consistente.

 COBERTURA

250g de gordura vegetal hidrogenada
300g de margarina
I vidro de leite de coco
1/2 kg de açúcar de confeiteiro

Junte todos os ingredientes e bata bastante, até obter um glacê uniforme e firme.

MONTAGEM



  1. Abra os bolos ao meio e espalhe o recheio. 
  2. Recorte-os conforme o esquema e sobreponha as camadas unindo-as com recheio. 
  3. Se necessário, utilize palitos de churrasco para fixar melhor as partes. 
  4. Arredonde a cabeça, modelando com a faca. 
  5. Passe uma fina camada de glacê por todo o bolo, alisando bem com uma espátula. 
  6. Com o bico-pitanga nª 30, trabalhe desencontrado para formar os pelos da ovelha, por todo o corpo e na cabeça. 
  7. Com o bico pitanga nº 15, preencha o espaço correspondente à cara do animalzinho. 
  8. Aplique um laço de fita na cabeça, um par de olhos de vidro, flores artificiais enfeitando a cabeça e ao redor do pescoço, terminando com um sino colorido pendurado. 
  9. Faça o focinho e a boca com bico-perlê, tingindo um mínimo de glacê com chocolate em pó e anilina vermelha. Ou recorte pedaços de ameixa e cereja, respectivamente. 
DECORAÇÃO

  • laço de fita flores artificiais 
  • olhos de vidro 
  • sino colorido 



quarta-feira, 27 de agosto de 2014

É PRECISO ENCONTRAR-SE

Toda busca espiritual deve levar ao encontro com o próprio buscador. Buscamos sem saber direito a razão, como se um vazio nos movesse na tentativa de preenchê-lo, ainda que quase nunca saibamos o que está realmente faltando.
Santo Agostinho dizia que esse vazio somente seria preenchido por Deus, que é o espaço onde ele cabe, só ele, e então transformaram Deus em um negócio extremamente lucrativo. O tal "espaço de Deus" virou outra coisa e o vazio ficou entulhado. Despejaram Deus de dentro e disseram que está fora, nos templos, nas religiões, nos livros, fora, sempre fora.
Nos perdemos em nossa busca quando deixamos de olhar para dentro. Nos perdemos e o vazio ficou barulhento. Nos perdemos e o caminho ficou confuso, as palavras difusas, os sentimentos enganosos, nos perdemos.
É preciso encontrar-se. Saber que o vazio é a falta de nós mesmos, sufocados por tantos condicionamentos, tantas crenças, tantos medos, tanta culpa, tanta coisa que disseram que deveríamos ser. Nos transformamos em sub produtos culturais, reagimos a estímulos, nos moldamos conforme o ambiente, o tempo, a sociedade, a cultura, os interesses, as crenças, até percebermos que estamos longe. Saudade de nós mesmos.
Nenhuma busca espiritual será frutífera se não houver espaço para o reencontro. Desintoxicar-se do ego, reconectar-se com o próximo, vincular-se à vida, perceber-se em tudo. Encontrar-se é ser quem é. Esvaziar-se.
É desentulhar o "espaço de Deus", aceitando as desconstruções necessárias, se expondo a luz da consciência, até que tudo esteja limpo, vazio, desobstruído, espaço em silêncio.
Não precisamos preencher vazios, precisamos retomá-los para que então nossa busca nos revele quem somos, nos preencha de Deus. Talvez Santo Agostinho tivesse razão.
Por Flavio Siqueira

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Voltinhas, vazio e CIA.

A verdade é que hoje eu dou valor em quem me valoriza.

Não estou à venda, 
não tem dinheiro que me conquista.
Fiz tanto que 
esvaí todas as minhas energias.
hoje preciso mais de cuidados,
do que de voltinhas.
O vazio,
minha eterna companhia.
Salvo quando encontrar
a dona de minha alegria.

Fonte : http://artehonestidadeesacrificio.blogspot.com.br/

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

De passagem

by : Mauricio Almeida em http://artehonestidadeesacrificio.blogspot.com.br/

Uma criança solitária, uma casa cheia de pessoas onde nenhuma se importa com você, mesmo você é como o sol daquele ambiente, na necessidade de receber carinho, passa a ofertar carinho a todos. Muitos rejeitam, maltratam abusam de você, mas por enquanto você não se importa. O tempo passa e você começa a sentir coisas que você não sentia antes, agora tem oito anos, e conhece a dor. Começa a sentir coisas que antes você não sentia, vontades incontroláveis, seu mundinho todo coloridinho todo perfeito, se acabara você estava exausto, tanto esforço pra nada, pra acabar sempre na solidão e sem compreensão sendo obrigado a compreender sempre, e ninguém nunca se esforçar. Mas você descobre que o amor não tem limites, é possível amar um estranho. A solidão passa a se tornar algo distante, agora você tem alguém pra compartilhar, pra beijar, e principalmente pra se descobrir.
Porém a vida resolve brincar mais um pouco com você. Ela esta achando tudo isso muito divertido, e gostaria de saber até onde você é capaz de ir com essa sua loucura, então a vida te separa dela, dos seus amigos, te joga em um mundo totalmente diferente, mas por incrível que pareça, toda essa "desgraça" foi a melhor coisa que te aconteceu, agora em uma nova escola com novos amigos e muitas meninas afim de você, pronto estou no paraíso, mas isso era apenas um teste da vida, se você seria capaz de se manter fiel como demostrara ser. É extremamente fácil se esquivar do perigo quando ele não está por perto, agora você está face a face com tudo aquilo, mas sua missão é resistir dar o melhor de si. Nesse momento por fraqueza e desejo de ter tudo aquilo que sempre quis e nunca pode, se perde. Arruma confusões, faz bons amigos, corre de brigas, o desempenho escolar é um lixo. Ah, se todos soubessem o quanto a fama é passageira e o estrago que ela faz. 
Depois de dois anos de retenção na mesma série vem a decisão, não dá mais é necessário mudar, vou começar mudando de escola, depois de postura. Novo ambiente tudo novo, novos amigos, uma nova rotina, até tinha um amor, talvez o único. Não posso afirmar com certeza, pois a vida não acabou e todo dia é uma nova oportunidade para amar. E algo acontece, o amor de alguma forma muda, e você sente que precisa partir, mas não é você quem decide isso, pego de surpresa novamente uma reviravolta. E pronto experimenta uma nova sensação, depressão. Lá de baixo, lá do fundo do poço você promete a si mesmo chegar lá em cima e fazer tudo diferente, mas ninguém disse que a subida seria fácil, no meio do caminho encontrei alguém, que estava tão lá no fundo quanto eu, algo dentro de mim suplicou para ajuda-lá a subir, dei o melhor de mim, acho que mudei alguma coisa dentro dela, mais não posso dizer que foi um sucesso, quando dei por mim, eu tava lá no fundo novamente, e ela? Subiu e não esperou por mim. 
Experimentei uma nova sensação, mas essa foi diferente ela me fez sentir vivo, me deu animo para lutar por mim mesmo, no começo ainda sucumbia aos meus defeitos, no entanto continuei na luta buscando por um dia em que minha vida fosse minha de volta, em que eu tivesse o controle dela e nada mais. A vida tem muitas maneiras de ensinar, a muito custo percebi que o erro consiste exatamente em tentar controlar. Hoje conduzo minha vida pelos caminhos que tenho que percorrer, sempre tendo em mente que se estou vivendo é porque tenho que viver. Não tenho todas as respostas, mas tenho as perguntas e isso me basta para poder buscar as respostas, mesmo que elas satisfaçam somente a mim. Sem problemas eu não quero provar mais nada pra ninguém.

domingo, 24 de agosto de 2014

Voa para dentro de ti.

By : Mauricio Almeida
Costumamos viver uma vida estática, acreditando que a felicidade se encontra nas coisas que nunca mudam, nas coisas que estão sempre em seu lugar, sem exigir esforços de nós. Puro comodismo, toda a "evolução" que ilude a massa, não passa de facilitação, de conformismo que nos leva a inercia que tira de nós a vontade de lutar por acreditarmos que a felicidade é sinônimo de sossego.
 Movimento! é disso que a vida é feita. Ninguém está aqui por não ter escolha, todos nós devemos achar o nosso caminho, não aquele que nos agrada, ou aquele que vamos sentir mais conforto, mas aquele caminho que faz nos sentirmos úteis, que faz nos sentirmos vivos, que faz encontrarmos a razão de estarmos aqui.
Felicidade é um estado de espirito, ela só vai nascer e se apresentar a você quando você aprender a permitir que ela flua de dentro para fora, quando as coisas externas não forem mais seu farol, e sim o que há dentro de ti, quando conseguimos transformar nosso mundo interior de tal  modo que os problemas de fora não atinge mais o estado que você se encontra por saber que fora é ilusão e dentro é real.
Fonte : http://artehonestidadeesacrificio.blogspot.com.br/

MARISCOS Á MODA MARINHEIRA

Ingredientes: 
100 g de manteiga
2 cebolas picadas fino
1 maço de salsa picada
1/2 garrafa de vinho branco seco
1 kg de mariscos frescos com conchas
Sal
Pimenta-do-reino
1 limão

1) Numa caçarola grande aqueça a manteiga e refogue a cebola, sem deixar escurecer. Junte a seguir o marisco bem lavado e a salsa picada; regue com o vinho branco. Tampe a panela, abaixe bem a chama e deixe até que as conchas se abram e o marisco se impregne com o sabor do molho (sacuda a panela algumas vezes).

2) Quando estiverem abertos, tempere com sal, pimenta e suco de limão. Sirva imediatamente (a carne dos mariscos tende a grudar muito nas conchas, se não são servidos logo).



sábado, 23 de agosto de 2014

Liberdade

by : Mauricio Almeida


Sinto vontade de escrever
mas sempre tento me abster
procuro ser simples com proceder.
Aos poucos me livro do ego
pra poder voltar a viver.
Fonte http://artehonestidadeesacrificio.blogspot.com.br/

CASQUINHAS DE LINGUADO

Ingredientes: 
3 filés de linguado cortados em tiras
300 g de camarões pequenos já limpos
Sal
Pimenta-do-reino
2 limões
1 maço de cheiro verde
1 copo de vinho branco
200 g de cogumelos frescos
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 lata de creme de leite ou 1 pote de creme de leite fresco
2 gemas
6 a 8 tortinhas de massa falhada já assadas (tamanho grande)

1) Tempere as tiras de linguado e os camarões com sal, pimenta, suco de 1 limão e cheiro-verde. Coloque em uma caçarola de fundo largo, regue com o vinho branco, tampe e leve ao fogo baixo, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos. Retire e enrole os filés de peixe, prendendo-os com palitos. Escorra os camarões, coe o caldo de cozimento e reserve cerca de 1 copo do mesmo.

2) Lave os cogumelos e corte-os em fatias finas. Regue com o suco do outro limão e passe-os em 1 colher (sopa) de manteiga aquecida, deixando que cozinhem em fogo baixo e com a panela tampada por 10 minutos, em seu próprio suco.

3) Numa outra panela aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga e doure nela a farinha de trigo. Junte o caldo do cozimento dos peixes e camarões e mexa bem até engrossar. Acrescente o creme de leite e retire do fogo. Junte as gemas batidas com um pouquinho do molho, mexa bem, junte a metade dos camarões reservando o restante.

4) Monte o prato, colocando em cada tortinha, já assada, uma porção dos cogumelos e cobrindo com 1 colher (sopa) do molho de camarões. Disponha sobre cada uma 1 rolinha de peixe e torne a guarnecer com o molho de camarões. Decore com os camarões reservados e leve ao forno preaquecido durante alguns minutos, pouco antes de servir.

OPERACÃO PIQUENIQUE

O sol, o céu azul e um espírito jovem, seja qual for a idade, sugerem logo um domingo ao ar livre, na praia ou no campo. E o lanche? Porque o ar livre tem o condão de abrir o apetite. Leve coisas simples, saudáveis, que não pesem no estômago e não provoquem muita sede. E, não esqueça, fuja da rotina de levar exclusivamente sanduíches. Claro que um cachorro quente e um hamburger ajudam, assim como os ovos cozidos também. Mas veja: um assado com farofa uma salada arrumada em copos individuais de papel encerado Que almoção, não? 

Sanduíche gigante 

5 fatias de pão de fôrma
folhas de alface
fatias de presunto
fatias de queijo prato
tirinhas de pimentão
fatias de pepino em conserva
pedaços de azeitonas pretas
ovos cozidos cortados em fatias
fatias de patê (salame) - maionese ou manteiga.

Unte as fatias de pão com maionese ou manteiga. Intercale essas fatias com alface, presunto e demais ingredientes. Aperte bem para evitar que esparrame. Embrulhe cada sanduíche num pedaço de papel impermeável e amarre.

Cachorro-quente
Pãezinhos próprios
salsichas
môlho de tomates - fatias de cebola - sal.

Prepare um molho de tomates. Quando estiver pronto e não muito denso, junte as fatias de cebola e as salsichas. Se quiser, tempere com sal. Deixe 10 minutos no fogo e tire. Abra os pãezinhos ao meio, coloque uma salsicha dentro de cada um e um pouco de môlho. Um cachorro-quente por pessoa será dose suficiente.

Hamburger 

Pãezinhos redondos, próprios
carne moída
bacon
salsa picada
óleo
sal
pimenta-do-reino.

Misture a carne, bacon e salsa. Tempere com sal e pimenta. Faça bolas dessa massa e achate-as entre as mãos. Pincele com uma quantidade mínima de óleo e asse na chapa ou frite numa frigideira apenas untada com óleo bem quente. Abra os pãezinhos e coloque um desses bolinhos dentro de cada um.

Frango assado com farofa 

1 frango
vinha-d'alhos
manteiga ou margarina
miúdos de frango
farinha de mandioca.

Limpe o frango. Esfregue-o por dentro e por fora com a vinhad'alhos e deixe nesse tempero durante algumas horas. Depois, besunte-o com manteiga ou margarina e leve ao forno, regando de vez em quando com o tempero em que esteve e com o môlho que se formou na assadeira.

Prepare a farofa: pique os miúdos de frango e refogue em manteiga ou margarina com temperos a gosto.
Junte o môlho que se formou na assadeira do frango e um pouco de manteiga ou margarina. Quando os miúdos estiverem cozidos, acrescente farinha de mandioca suficiente para formar uma farofa úmida, mexendo sem parar. Arrume a farofa num prato de papel de alumínio, disponha sõbre a farofa o frango assado cortado em pedaços e cubra com outro prato de papel de alumínio. Embrulhe, amarre, e está pronto para a viagem.

Carne assada 

Um peso de lagarto
vinha-d'alhos
cenoura
lingüiça
óleo
vinho.

Lave a carne. Faça alguns furos e enfie neles pedaços de linguiça e tiras de cenoura. Esfregue com a vinha-d'alhos e deixe nesse tempero por algumas horas. Depois doure bem em óleo quente. Acrescente algumas colheres (de sopa) de vinho e um pouco de água quando necessário. Deixe cozinhar em fogo fraco. Quando a carne estiver pronta, corte em fatias finas.

Salada mista 

Diversos legumes cozidos em água e sal e cortados em pedaços
azeitonas picadas
ovos cozidos picados
môlho vinagrete
maionese.

Tempere os legumes cozidos com o môlho vinagrete e deixe macerar durante 1 hora. Despeje numa peneira e deixe o molho escorrer. Coloque numa vasilha e misture a maionese, azeitonas e ovos cozidos picados.
Arrume a salada em copos individuais e se quiser enfeite cada porção com uma rodela de ovo cozido.


sexta-feira, 22 de agosto de 2014

9 Sinais de que você é uma velha alma

 BY MANOELA Z. BRUSCATTO

Com que idade você estaria se você não soubesse quantos anos tem ?” ~Satchel Paige

Há um tipo especial de pessoa em nosso mundo que se encontra sozinha e isolada, quase desde o nascimento.
Sua existência solitária não é por uma preferência ou um temperamento antisocial, ela é simplesmente da idade, velha de coração, velha na mente e velha na alma, essa pessoa é uma alma antiga que tem uma visão de vida muito diferente e mais amadurecida do que aqueles ao seu redor, como resultado, a velha alma vive sua vida internamente passeando em seu próprio caminho solitário, enquanto o resto do rebanho ao seu redor segue outro caminho, talvez você já tenha experimentado isso em sua própria vida ou tenha testemunhado isso em outra pessoa ? Se assim for, este artigo é dedicado a você, na esperança de que ajude a definir a si mesmo, ou compreender melhor o outro.

A “velha alma”

Robert Frost,  Eckhart Tolle e até mesmo Nick Jonas tem sido chamados assim, talvez até mesmo você tem sido ? Eu fiz como muitos deles esta auto descoberta que foi feita após a reunião com Sol, que me contou sobre sua infância como um menino precoce, inteligente que teria amizade com os professores em vez dos alunos só porque eles eram muito diferentes dele, como ele relatou sua incapacidade de encontrar interesse e conexão com as pessoas de sua idade, eu descobri que eu sentia o mesmo e ainda sinto.
Se você ainda não descobriu se é uma velha alma, leia alguns dos sinais reveladores abaixo.

9 Sinais de que você é uma velha alma

1. Você tende a ser um solitário.
Porque velhas almas são desinteressadas ​​nas atividades e interesses das pessoas em suas faixas etárias, elas acham que é lamentável fazer amizade com pessoas que têm dificuldades de se relacionar, o resultado é… Velhas almas tendem a encontrarem-se sozinhas a maior parte do tempo, as pessoas simplesmente não se relacionam com elas.

2. Você ama o conhecimento, a sabedoria e a verdade.
Sim …Isso parece um pouco grandioso e excessivamente nobre, mas a velha alma se encontra naturalmente gravitando para o lado intelectual da vida, velhas almas inerentemente entendem que o conhecimento é poder, a sabedoria é a felicidade e a verdade é a liberdade, então por que não buscar essas coisas ? Essas atividades são mais significativas para elas do que ler sobre as últimas fofocas sobre o mais recente namorado de uma famosa ou os últimos resultados do futebol.

3. Você é espiritualmente inclinado.
Velhas almas são mais emocionais e tendem a ter naturezas sensíveis e espirituais,  superar os limites do ego, buscar a iluminação, promover o amor e a paz são as principais atividades destes jovens em corpo de Madre Teresa, para eles parece mais sábio o uso gratificante do tempo.

4. Você entende a transitoriedade da vida.
Velhas almas são frequentemente atormentadas com lembranças não só da sua própria mortalidade mas de tudo e todos ao seu redor, isso faz com que a velha alma seja cautelosa e por vezes se retire, mas sabiamente dita a maneira como eles viverem suas vidas.

5. Você é pensativo e introspectivo.
Velhas almas tendem a pensar muito sobre tudo, a sua capacidade de refletir e aprender com as suas ações e as dos outros é o seu maior mestre na vida, uma razão pela qual as almas sentem tanto no coração é porque aprenderam muitas lições através de seus próprios processos de pensamentos e possuem muito conhecimento sobre situações da vida pela sua capacidade de silêncio e observando atentamente o que se passa à sua volta.

6. Você vê o quadro maior.
Raramente velhas almas se perdem nos detalhes superficiais recebendo graus inúteis, promoções no trabalho, bustos e homenagens na TV, velhas almas têm a tendência de olhar para a vida a partir de uma visão panorâmica vendo qual é o caminho mais sensato e significativo para abordar a vida, quando confrontadas com questões velhas almas tendem a vê-las como dores temporários e de passagem que apenas servem para aumentar a quantidade de alegria sentida no futuro, consequentemente, velhas almas tendem a ser plácidas, de natureza estável, como resultado de sua abordagem à vida.

7. Você não é materialista.
Riqueza, status, fama, e a última versão do iPhone são um fardo para as velhas almas, a velha alma não vê o propósito de perseguir as coisas que podem ser facilmente tiradas do meio delas, além disso, as almas têm pouco tempo e interesse pelas coisas de curta duração na vida, pois elas trazem pouco significado ou satisfação duradoura com elas.

 Você era um garoto estranho socialmente mal adaptado.
Isso nem sempre é o caso, mas muitas almas apresentam sinais estranhos de maturidade em idades jovens, muitas vezes essas crianças são rotuladas como “precoces”, “introvertidas” ou “rebeldes”, deixando de se enquadrar nos comportamentos tradicionais, geralmente estas crianças são extremamente curiosas e inteligentes vendo a inutilidade de muitas coisas que seus professores, pais e colegas dizem e de forma passiva ou agressiva resistem a elas, se você pode falar com seu filho/filha como se ele/ela fosse um adulto, você provavelmente tem uma velha alma a seus cuidados.

9. Você apenas “sente” a idade.
Antes de colocar um nome para o que eu sentia experimentei algumas sensações de ser simplesmente uma “pessoa idosa” por dentro, os sentimentos que acompanham em ser uma velha alma geralmente são: um sentimento de desconfiança mundial, cansaço mental, paciência vigilante e calma destacada, infelizmente, muitas vezes isso pode ser percebido como sendo indiferença e frieza, que é apenas um dos muitos mitos em relação a uma velha alma.
Assim como algumas pessoas de idade se descrevem como sendo “jovens de coração”, também os jovens podem ser “velhos no coração”.

@Aletheia Luna
Fonte :http://verdademundial.com.br/9-sinais-de-que-voce-e-uma-velha-alma/

TORTINHAS NA CHAPA ou "PIADINA ALLA TIGLIA"

Esta é uma especialidade italiana, deve ser assada na chapa quente. Quando a "piadina" está pronta, fica meio torrada. 

1 /2 kg de farinha de trigo
100 g de banha
sal.

Prepare a massa: despeje a farinha de trigo sobre a mesa.
Faça um buraco no centro e junte a banha e o sal.
Amasse adicionando água quente suficiente para obter uma massa mais ou menos consistente, semelhante à de pão caseiro.
Trabalhe-a com.as mãos até que fique bem lisa.
Divida-a em pedaços e abra cada pedaço com o rolo, de maneira a obter um disco de massa bastante fino.

Quando a chapa em que vai assar as " piadinas " estiver bem quente, coloque um a um os discos de massa.
Logo que se formarem bolhas na superfície, vire as "piadinas", furando-as com a ponta de um garfo. Retire-as quando estiverem assadas e com aquele aroma característico de pão quente.
Se quiser, divida cada disco em 4 partes e una esses pedaços de 2 em 2 com queijo fresco ou presunto, como se fossem sanduíches.
Um recheio feito com espinafres passados na manteiga e temperados com sal e alho também é muito indicado.

Nota: A receita que demos é a original, mas pode-se tornar a massa mais fina e leve, usando leite ao invés de água e juntando 2 colheres (de café) de fermento em pó. 


Relacionamentos Afetivos e Zona de Conforto

Relacionamentos Afetivos e Zona de Conforto
Se existe uma área onde a zona de conforto é destrutiva ao máximo é nos relacionamentos afetivos. 
Como neste caso a dinâmica de crescimento de duas pessoas está envolvida, os dois precisam crescer com a mesma velocidade.
Isso raramente acontece.
As pessoas não percebem onde estão quando se encontram; numa situação em que há o Princípio da Incerteza em ação. Posição e Momentum.
A Posição mostra como a pessoa está vivendo. Qual sua situação mental, emocional, financeira, profissional, afetiva, etc. Mas, não sabemos qual seu Momentum, sua velocidade de crescimento em todas essas áreas. 
Quando o momentum de um é maior do que o do outro eles podem conviver por algum tempo sem problemas 
aparentes. Esse tempo é normalmente curto. Hoje em dia em dois ou três meses já se consegue avaliar isso e os relacionamentos acabam. Se dura mais que isso é porque um dos dois resolveu “empurrar com a barriga”.  Porém, quanto mais tempo passa, mais distantes ficam um do outro. É que o momentum diferente faz isso inevitavelmente. Pensem em dois ângulos diferentes de crescimento e verão a distância entre os dois depois de um tempo.
No inicio quando se encontram compartilham durante um tempo uma determinada posição. É uma faixa pequena de espaço, que logo desaparece à medida que o momentum de um dos dois se acelera. E isso acontecerá de uma forma ou 
de outra, a não ser que os dois criem uma hierarquia entrelaçada, onde se estimulam mutuamente à crescerem juntos. E a resposta de ambos é de dar o máximo de si mesmos no seu crescimento pessoal. Assim eles entram no mesmo momentum e isso pode ser perpetuado.
Caso ambos pensem em “empurrar com a barriga”, a ação dinâmica do Universo fará com que se mexam. É o que se chama Teoria do Caos. Então um dos dois começa a crescer. O universo é um local de crescimento frenético.
Ir contra isso é arrumar problema com certeza.
Existe ainda uma outra questão. O Princípio de Equidade. Estudos dos psicólogos americanos constataram isso. Classificando-se os dois numa escala de 1 a 10, não pode haver diferença maior que dois pontos entre ambos. Se isso acontecer o relacionamento é inviável. O que pode haver entre uma balconista de lanchonete e um executivo? 
Sexo pode haver, mas quando ele tiver que apresentá-la à sua mãe a situação se complica.
Desta forma é preciso verificar que a distância é maior que dois pontos em cada área de vida: mental, emocional, profissional, educação, espiritual, afetiva, etc. Porque na média pode dar dois pontos, mas se existir uma diferença 
muito grande em alguma das áreas o relacionamento ficará comprometido.
Por que o momentum acaba com os relacionamentos? Por causa da zona de conforto.
O fato das pessoas não darem o melhor de si mesmas em tudo que é preciso fazer, causa essa diferença. 
Na prática como isso funciona?
É preciso ler livros de várias áreas simultaneamente. Livros difíceis.
Refinar e limpar o emocional sem parar, eliminando os bloqueios, traumas, nós, tabus, preconceitos, auto-sabotagem, paradigma irreal, etc.
Unindo-se ao Todo cada dia mais.
Deixando o ego de lado cada dia mais.
Pensando no bem do outro mais do que no próprio.
Dando mais do que recebe.
Crescendo afetiva e sexualmente sem parar.
E aqui temos um grave problema até hoje não resolvido pela humanidade. Se existe tabu é esse. E por que isso é tabu? Porque é aqui que está a afetividade e o amor. É preciso dar. É preciso baixar os escudos. É preciso ser humano. 
É preciso pensar no prazer do outro. É preciso fazer com amor e não mecanicamente. 
É preciso aprofundar o sentimento cada vez mais. A intimidade tem de crescer sem parar.
O que vemos hoje na humanidade? Uma relação sexual termina quando um dos dois tem um orgasmo! E como são necessários apenas alguns minutos para que isso aconteça vocês já sabem como fica a afetividade. Zero! Essa é a norma.
Todo terapeuta que escuta a verdade que seus clientes contam constata isso. O resto é a mentira social. 
Essa é a verdade nua e crua.
E isso contamina todo o resto da vida da pessoa. Pensa-se que as áreas são independentes. 
Posso viver sexualmente de um jeito e profissionalmente de outro. 
Na verdade tudo está interligado e quando uma coisa não vai bem ela afetará todo resto.
 Ou evoluímos como um todo ou temos problemas.
Vocês podem ver o estado da humanidade hoje e o tabu sexual que existe. É uma coisa só. Toda essa crise em todas as áreas e o problemas afetivo/sexual são uma coisa só. Por isso está tão difícil resolver a crise. Por isso existe tanta resistência em resolver os problemas. Porque nesta área quem quer mexer?
Enquanto a humanidade não enfrentar isso de frente, soltando todos os tabus e preconceitos não haverá solução, porque não haverá amor real entre os humanos. Fazer amor tem uma função muito maior do que se pensa hoje. 
As energias envolvidas são sagradas. São divinas. É preciso urgentemente rever esses conceitos. O sexo é sagrado. Tem de ser feito como um ato divino. Entre duas centelhas divinas.
E o que faz uma centelha divina? Ela se doa sem parar.


Direitos Autorais:
Copyright © Hélio Couto. Todos os direitos reservados.
Você pode copiar e redistribuir este material contanto que não o altere de nenhuma forma, que o conteúdo permaneça completo e inclua esta nota de direito e o link: www.heliocouto.com