segunda-feira, 4 de agosto de 2014

"os 8 poderes para o bem estar"


Palestra internacional: A busca pelo Bem-Estar (usando seus 8 poderes) por Anthony Stranoby Yvan Arcuri Sinico (Coordenador do Instituto Alqhimia de Yoga e Reiki em Mogi Guaçu



OM SHANTI OM SHANTI OM.......
Em julho passado, eu e um grupo de alunos de yoga do Alqhimia fomos até Serra Negra participar da palestra-aula de Anthony Strano, no Centro de Raja Yoga do Brahma Kumaris...... Nem imaginaríamos nós que poucos dias depois, o palestrante partiria desta dimensão.
Assim, como uma homenagem a este pregador e incentivador do Bem, da Luz, e das virtudes do Yoga, vou transcrever algumas de minhas anotações feitas durante sua palestra: "os 8 poderes para o bem estar" =
1 - Dharana - desconectar-se, desplugar-se e praticar a introspecção, buscando a quietude, o silencio, a ausência de estímulos sensoriais. Dentre os muitos benefícios mentais e emocionais, esse processo gera um rejuvenescimento, pois propicia a recarga das nossas baterias. Então, vez por outra é importante isolar-se, afastar-se, retirar-se para poder reencontrar-se e reabastecer-se.
2 - Discernimento = a capacidade de encontrar clareza interna para as decisões externas, perceber o momento certo e a coisa certa para aquele dia/momento, sem prender-se a rótulos ou padrões.
3 - Decisão = o ato do fazer, realizar, concretizar ao invés de ficar gastando energia falando, discutindo, imaginando, e propondo, sem buscar ir e fazer. O famoso ''por a mão na massa'' e trazer para o concreto um pouco das ideias e dos projetos .
4 - Coragem - - para realizar, e neste ponto entram elementos como a fé naquilo que se pretende realizar, acreditar no projeto, ter afinidade com o projeto, para que se transforme numa missão de vida e não num trabalho. É não ter medo de errar e de se mostrar errando para outras pessoas. Aprenda com os próprios erros.
5 - Soltar-se = sair das formas, do padrão convencional, da rotina, dos preconceitos. soltar-se do passado (daquilo de fiz, ou que fizeram a mim) . Envolve aqui o poder do perdão. Perdoar a si mesmo e aos outros. Mas também aprender com todas as situações; em cada uma delas, uma lição, em cada pessoa ou circunstancia, um ''mestre''
6 - Tolerância = não é ''engolir sapos'' como muitos pensam e nem reprimir os sentimentos e ideias sobre algo. É sim respeitar as diferenças, de raça, cor, credo, religião, politica, gosto musical, forma de trabalhar, forma de levar a vida. Aprender a dar espaço e ao mesmo tempo, aprender a lidar com as diferenças
7 - Poder de auto-ajuste = a qualidade da adaptação, da resiliência, da flexibilidade. Quanto menos eu me conheço mais inflexível me torno e com isso, mais intolerante eu fico. De igual modo, aquele que é hiperflexivel fica muito passivo e indiferente a tudo e todos, devemos buscar um ajuste, um equilíbrio constante.
8 - Cooperação = é um resultado das fases anteriores, pois, nesse momento, todas as coisas vão servir para algo, nem bom nem mal. Mas, servirão como forma de aprender, exercitar e treinar a paciência, a tolerância, a justiça, a bondade a compaixão, de maneira sempre o mais próxima possível do equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário