sábado, 23 de agosto de 2014

OPERACÃO PIQUENIQUE

O sol, o céu azul e um espírito jovem, seja qual for a idade, sugerem logo um domingo ao ar livre, na praia ou no campo. E o lanche? Porque o ar livre tem o condão de abrir o apetite. Leve coisas simples, saudáveis, que não pesem no estômago e não provoquem muita sede. E, não esqueça, fuja da rotina de levar exclusivamente sanduíches. Claro que um cachorro quente e um hamburger ajudam, assim como os ovos cozidos também. Mas veja: um assado com farofa uma salada arrumada em copos individuais de papel encerado Que almoção, não? 

Sanduíche gigante 

5 fatias de pão de fôrma
folhas de alface
fatias de presunto
fatias de queijo prato
tirinhas de pimentão
fatias de pepino em conserva
pedaços de azeitonas pretas
ovos cozidos cortados em fatias
fatias de patê (salame) - maionese ou manteiga.

Unte as fatias de pão com maionese ou manteiga. Intercale essas fatias com alface, presunto e demais ingredientes. Aperte bem para evitar que esparrame. Embrulhe cada sanduíche num pedaço de papel impermeável e amarre.

Cachorro-quente
Pãezinhos próprios
salsichas
môlho de tomates - fatias de cebola - sal.

Prepare um molho de tomates. Quando estiver pronto e não muito denso, junte as fatias de cebola e as salsichas. Se quiser, tempere com sal. Deixe 10 minutos no fogo e tire. Abra os pãezinhos ao meio, coloque uma salsicha dentro de cada um e um pouco de môlho. Um cachorro-quente por pessoa será dose suficiente.

Hamburger 

Pãezinhos redondos, próprios
carne moída
bacon
salsa picada
óleo
sal
pimenta-do-reino.

Misture a carne, bacon e salsa. Tempere com sal e pimenta. Faça bolas dessa massa e achate-as entre as mãos. Pincele com uma quantidade mínima de óleo e asse na chapa ou frite numa frigideira apenas untada com óleo bem quente. Abra os pãezinhos e coloque um desses bolinhos dentro de cada um.

Frango assado com farofa 

1 frango
vinha-d'alhos
manteiga ou margarina
miúdos de frango
farinha de mandioca.

Limpe o frango. Esfregue-o por dentro e por fora com a vinhad'alhos e deixe nesse tempero durante algumas horas. Depois, besunte-o com manteiga ou margarina e leve ao forno, regando de vez em quando com o tempero em que esteve e com o môlho que se formou na assadeira.

Prepare a farofa: pique os miúdos de frango e refogue em manteiga ou margarina com temperos a gosto.
Junte o môlho que se formou na assadeira do frango e um pouco de manteiga ou margarina. Quando os miúdos estiverem cozidos, acrescente farinha de mandioca suficiente para formar uma farofa úmida, mexendo sem parar. Arrume a farofa num prato de papel de alumínio, disponha sõbre a farofa o frango assado cortado em pedaços e cubra com outro prato de papel de alumínio. Embrulhe, amarre, e está pronto para a viagem.

Carne assada 

Um peso de lagarto
vinha-d'alhos
cenoura
lingüiça
óleo
vinho.

Lave a carne. Faça alguns furos e enfie neles pedaços de linguiça e tiras de cenoura. Esfregue com a vinha-d'alhos e deixe nesse tempero por algumas horas. Depois doure bem em óleo quente. Acrescente algumas colheres (de sopa) de vinho e um pouco de água quando necessário. Deixe cozinhar em fogo fraco. Quando a carne estiver pronta, corte em fatias finas.

Salada mista 

Diversos legumes cozidos em água e sal e cortados em pedaços
azeitonas picadas
ovos cozidos picados
môlho vinagrete
maionese.

Tempere os legumes cozidos com o môlho vinagrete e deixe macerar durante 1 hora. Despeje numa peneira e deixe o molho escorrer. Coloque numa vasilha e misture a maionese, azeitonas e ovos cozidos picados.
Arrume a salada em copos individuais e se quiser enfeite cada porção com uma rodela de ovo cozido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário