quarta-feira, 26 de junho de 2013

DITADURA MILITAR COM REPRESSÃO AMPLA E IRRESTRITA

Eu fiz o curso de Historia na Puc Campinas em plena ditadura militar nos anos 80 e hoje, diante de todos os fatos atuais onde os jovens estão nas ruas lutando pelos nossos direitos com total liberdade, fiquei relembrando das dificuldades daquela  época onde a ABERTURA  era "lenta, gradual e segura" mas  a REPRESSÃO ' era "ampla e irrestrita".


A repressão, a tortura e a vigilância foram praticas pontuais em períodos de maior violência, como 1968, num contexto de combate á luta armada, mas, apesar de diferente em alguns momentos, sempre esteve presente na época da ditadura, como por exemplo em 1979 durante a rearticulação dos  movimentos sociais pela anistia.

Importante observar que foi durante o governo do então presidente Médici a época de maior repressão, seguido pelo o de seu sucessor o de Geisel. O ano de 1974, o primeiro de Geisel, ficou marcado pelo registro de 54 desaparecidos e um morto oficial. Houve um mascaramento do sumiço de corpos, sem que fosse permitido ás famílias o direito de sepultar seus entes, imprimindo uma normalidade institucional ao governo. 

Um comentário:

  1. Discordo de tudo isso, eu na mesma época cursava engenharia e vivia em paz. E o bando de terroristas, sequestradores, enganadores, ladrões que estavam e estão até hoje misturados no meio estudantil, perpetuando as histórias mentirosas de um só lado, enquanto foram também torturadores, assassinos, uma verdadeira escória que, infelizmente, sobreviveu, pois o REGIME MILITAR BRASILEIRO NUNCA FOI ESSA DITADURA QUE AS ESQUERDAS INSISTEM EM APREGOAR E DEIXOU UM MONTE DE LIXO SOLTO POR AI. O exemplo final do que essa escória esquerdista fez com o Brasil está ai para todos verem, FHC mostrou que é,foi e será sempre um aproveitador; lula o lixo de sempre desde as "mutretas" com as montadoras em seu benefício próprio até chegar ao descalabro de conseguir sucatear uma nação com sua demagogia e enganação. Me poupem desse discurso defendendo criminosos, pois a maioria não passava disso, e só queria implantar, ai sim, UMA DITADURA COMUNISTA NESSE PAÍS. Essa repressão eu nunca senti, muito ao contrário aproveitei bem os meus anos acadêmicos, a diferença é que a profissão que escolhi, estudei e segui, exige em primeiro lugar discernimento e bom senso, poie é algo exato e que implica em gerar coisas que envolvem, entre outras coisas, a segurança, o bem estar e muitas outras coisas para os seres humanos.

    ResponderExcluir