terça-feira, 4 de junho de 2013

Yoga e Ritmo

Yvan Arcuri Sinico Desta vez, o professor Yvan A. Sinico, traz  uma  reflexão sobre um dos 'pilares' do Yoga =

  O  RITMO.
 
Muitas vezes o ritmo é mais importante do que a quantidade e o tipo de atividade que fazemos...
 
 Não devemos fazer nossas atividades, por mais banais que sejam, com pressa nem afobaçao.  Temos que buscar, e encontrar nosso próprio ritmo.
É como encontrar nossa música pessoal; mais do que meu nome, minha personalidade.
Minha respiração tem um ritmo, meu andar tem um ritmo, meu mastigar tem um ritmo, minha fala e meus gestos, têm ritmo.
Só que, na maioria das vezes, eles estão em desajuste e fora de ritmo. 
Como um baterista tocando fora do ritmo durante a apresentação de sua escola  de samba :  desastroso !
 
Portanto, poder e conseguir alinhar e ajustar os ritmos corporais : 
respirar
  • falar
  • andar
  • comer
  • gesticular, etc.
Esse alinhamento traz um grande bem estar mental não só para o próprio aluno como no todo, no grupo.
Posso entender agora, a dificuldade dos alunos quando chegam pra fazer a aula! Eles  vêm de vários desajustes vivenciais e sem ritmos, para em 60 min ou pouco mais minutos de aula, se reajustarem.
 
Então, a frequência e a busca continuada, num ritmo de melhoria paulatina, mesmo que pequena são base para nossas aulas de YOGA.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário