quarta-feira, 19 de junho de 2013

Estou tão feliz POR VOCÊ!

"O tempo é precioso, mas a verdade é mais preciosa do que o tempo." provérbio chinês 
"Eu tenho uma lição para aprender o mais difícil, meu Deus. assumir o sofrimento que você me enviou, e não os que eu selecionei " Etty Hillesum 
"A maior felicidade do homem que pensa que é, depois de procurar entender o que podemos entender, o amor que é incompreensível. " Goethe
{ baseado em texto de Jude Boccio}
Todos nós, vez por outra, sentimos inveja e ciúme. Sentimos ate mesmo uma alegria culpável na desgraça dos outros. Para isso YOGA traz um antídoto: mudita, o antídoto para o sentimento de felicidade ameaçada ou diminuída pela felicidade dos outros.
Letra
No Yoga Sutra, cap. I, vers. 33, Patanjali nos aconselha a ter alegria na virtude dos outros como uma maneira de desenvolver e manter a calma de nossa mente e nossa própria alegria. Quando experimentamos o sentimento de inveja percebemos o quanto nos faz mal, e que nossa inveja em nada diminui a felicidade do outro, apenas a nossa.
A raiz sânscrita da palavra mudita quer dizer estar contente com, estar contente por, uma alegria empática e altruísta, no sentido de superar a inveja do sucesso do outro, superar a inveja da felicidade do outro, ou daquilo que ele (a) tem...
O fato é que o maior obstáculo para sentir alegria é a negatividade que mantemos em relação a nós mesmos e aos outros. Quando você se julga, compara ou inveja outros, você perpetua um sentimento de solidão e deficiência. Pode ser difícil estar aberto para a alegria – por você ou por outra pessoa – porque ela {a alegria} está totalmente ligada a questões de auto-merecimento. Você pode realmente gostar da pessoa e sentir compaixão pelo sofrimento dela, mas ainda assim, sentir inveja pelo que ela tem, pelo que ela é, ou pelo sucesso dela. E assim, o círculo ‘vicioso’ se perpetua.
Onde entra a prática de YOGA – ou melhor, de mudita ??? quando você faz a sua aula e sua pratica você começa a se livrar dos julgamentos sobre você e sobre os seus colegas de yoga. Vai dissolvendo os pensamentos julgadores e condenatórios através da aceitação e do perdão.
Conheço muitas pessoas com estes tipos de pensamento “não sei como Fulana consegue viver bem com aquele marido banana...”; “não consigo aceitar que ela goste de ficar em casa assistindo aquela novela e ainda gastar tanto dinheiro com cabelos...” ; “Nossa, não é possível que você goste disso, é horrível! “... etc. etc. etc.
Mudita não é julgadora e permite que os outros possam encontrar a felicidade do jeito deles, no lugar deles, com “aquelas” pessoas, que pra você é impossível e inadmissível.
Então, durante a sua prática de yoga e após ela, você começa a treinar essa aceitação; que os outros façam escolhas totalmente diferentes das suas, e mesmo assim, sejam felizes e façam sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário