segunda-feira, 24 de junho de 2013

ESPIRITUALIZAÇÃO DOS SENTIDOS - PRATYAHARA

Yvan Arcuri SinicoProf. Yvan Sinico do Espaço Alqhimia, convida-os a  refletir  sobre PRATYAHARA

O PRATYAHA é um dos 8 degraus discriminados por Patanjali na caminhada da prática de yoga.

Tudo começa, segundo Patanjali, com os Yamas e Niamas - princípios éticos, morais e sociais.
Depois, vem a prática dos asanas - movimentos e posturas psicofísicas  seguida dos pranayamas - controles e técnicas respiratórias.

Quem vem logo depois ?? Pratyahara.    Podemos dizer que esse degrau faz a ligação entre o externo e o interno.
Do externo porque já teremos trabalhado com as ações, as atitudes, o corpo, os músculos, a respiração e então, vamos para dentro de nós mesmos.   
PRATYAHARA
O caminho para tal é utilizar dos nossos sentidos.

São os sentidos - visão, audição, olfato, tato e paladar - que nos mantem conectados e em constante relação com as coisas, pessoas e situações que se passam no exterior.
Então, utilizamos destes mesmo sentidos para nos recolher, para nos aprofundar e nos interiorizar.

Gosto da colocação de que pratyahara é espiritualizar os sentidos e direciona-los a Deus.  É o aspecto Bhakti, devocional, espiritual,  onde os sentidos com os quais elaboramos e nos relacionamos com as coisas materiais, rotineiras, mundanas, desejos, interesses,  comparações, critica, passam a nos conduzir aos sentidos da alma.

Podemos chamar este processo de 'consagraçao', ou seja, utilizar os sentidos para algo mais sagrado, mais profundo, mais verdadeiro,  mais elevado.  Utilizar os sentidos para nosso crescimento. Abrir as janelas dos sentidos para o que realmente seja BOM, BELO, VERDADEIRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário