domingo, 4 de maio de 2014

A GNOSE DA ALMA

O trecho a seguir foi retirado do livro O Evangelho Aquariano, de Levi H. Dowling. 
Ele nos mostra uma reunião de sábios, no tempo de Jesus, falando sobre a gênese e evolução do que nós somos, de forma magnífica:
"A era em que estamos entrando é a Era da Preparação, e todas as escolas, governos e ritos de culto devem ser esboçados de maneira simples para que os homens possam compreender. Neste conselho, devemos esculpir o modelo para a Era vindoura, e devemos formular a Gnose do Império da alma, que se baseia em sete postulados. Cada sábio, por seu turno, formulará um postulado; e eles serão a base dos credos humanos enquanto não chegar a Era perfeita.
Então Meng-tse escreveu o primeiro:
Todas as coisas são pensamentos; toda vida é uma atividade do pensamento. Todos os seres são apenas fases manifestas do único grande pensamento. E Deus é Pensamento, e o Pensamento é Deus.
Então Vidyapati escreveu o segundo postulado:
O Pensamento eterno é uno; em essência é dois - Inteligência e Força; e quando respiram, nasce um filho; o filho é o Amor. E assim surge o Deus Trino e Uno a que os homens chamam Pai-Mãe-Filho. Este Deus Trino e Uno é um; mas como a unidade da luz, ele em essência é sete. E quando o Deus Trino e Uno respira, diante dele aparecem sete Espíritos; são os atributos criadores. Os homens chamam-nos de deuses menores, e criaram o homem à sua imagem.
Então Gaspar escreveu o terceiro:
O homem era um pensamento de Deus, formado à imagem do Setenário, revestido com as substâncias da alma. E seus desejos eram fortes; queria manifestar-se em todos os planos da vida, e dos éteres das formas terrenas fez um corpo para si, e assim desceu ao plano da terra. Na descida, perdeu seu direito inato; perdeu sua harmonia com Deus e tornou dissonantes todas as notas da vida. Desarmonia e mal são a mesma coisa; portanto, o mal é obra do homem.
Ashbina escreveu o quarto:
As sementes não germinam na claridade; não brotam enquanto não encontram a terra e se escondem da luz. O homem era uma semente de vida eterna; mas nos éteres do Deus Trino e Uno a luz era demasiado forte para que sementes brotassem. E então o homem buscou o solo da vida carnal, e na escuridão da terra encontrou um lugar onde poderia germinar e crescer. A semente deitou raízes e cresceu em sua plenitude. E a árvore da vida humana está subindo do solo das coisas terrenas e, pela lei natural, vai chegando à forma perfeita. Não há atos sobrenaturais de Deus levando o homem da vida carnal para a bem-aventurança do espírito; ele cresce como cresce a planta, e no devido tempo chega à perfeição. O atributo da alma que dá ao homem possibilidade de elevar-se à vida espiritual é a pureza.
Apolo escreveu o quinto:
A alma é levada para a luz perfeita por quatro corcéis brancos, que são: Vontade, Fé, Caridade e Amor. O homem tem poder para fazer tudo o que quer fazer. O conhecimento desse poder é fé; e quando a fé age, a alma começa seu vôo. A fé egoísta não leva à luz. Não há peregrino solitário no caminho da luz. Os homens só atingem as alturas ajudando outros homens a atingi-las. O corcel que leva ao caminho da vida espiritual é o Amor; o Amor altruísta e puro.
Matheno escreveu o sexto:
O Amor universal de que Apolo acaba de falar-nos é filho da Sabedoria e da Vontade divinas, e Deus mandou-o à terra encarnado para que o homem possa conhecê-lo. O Amor universal de que falam os sábios é Cristo. O maior mistério de todos os tempos reside na forma como Cristo vive no coração. Cristo não pode viver nas cavernas úmidas das coisas carnais. É preciso travar as sete batalhas, conquistar as sete vitórias para livrar-se das coisas carnais como o medo, o egoísmo, as emoções e o desejo. Feito isto, o Cristo toma posse da alma; o trabalho está feito, e o homem e Deus são um.
E Fílon escreveu o sétimo:
Um homem perfeito! A natureza foi criada para levar até o Deus Trino e Uno um ser assim. Esta realização é a suprema revelação do mistério da vida. Quando todas as essências das coisas carnais tiverem sido transmutadas em alma, e todas as essências da alma tiverem retornado ao Santo Alento, e o homem chegar a ser um perfeito Deus, o drama da Criação estará concluído. E isto é tudo.
E todos os sábios disseram: Amém."

Nenhum comentário:

Postar um comentário