sexta-feira, 30 de maio de 2014

Os animais têm alma ?

Quando nos deparamos com a morte de um animal de estimação, uma das coisas que nos consolam é a certeza de saber que um dia nos encontraremos novamente. 

Acreditar que os animais têm alma é uma das necessidades mais básicas de alguém que os ame de verdade.

Se assim não fosse, que sentido haveria para a vida ? Que sentido haveria em viver se nada existisse depois da morte ?

Eu acredito que nossos amigos não só estão nos esperando do outro lado, como estão perto de nós em todos os momentos em que nos lembramos de um gesto, uma gracinha, um olhar... Se não os vemos com os olhos, com certeza os sentimos perto de nós com o coração. Quem já passou pela dor da perda sabe que há momentos em que temos a nítida impressão de tê-los ao nosso lado.

Se os animais não tivessem alma, com certeza não seriam capazes de amar e de demonstrar seus sentimentos por nós de forma tão conclusiva. Se não tivessem alma, não teriam inteligência, da qual há hoje em dia tantas provas científicas.

Na literatura espírita, há diversos casos de materializações e aparições de animais documentados. Em alguns destes casos, os animais pertenciam a pessoas que participaram das sessões, e forma descritos com uma riqueza de detalhes impressionante. Vários exemplos podem ser lidos no livro "Os Animais Têm Alma ?", de Ernesto Bozzano.

Veja a seguir os depoimentos de alguns líderes religiosos, dados à revista americana "Dog's Fancy" e recolhidos pelo site brasileiro "The Pet's Heaven".

Depoimento do Reverendo McSweeney. Arquidiocese Católica de Nova York.

"O catolicismo tem certeza da vida após a morte dos seres humanos, mas não temos idéia sobre o que acontece com os animais.

Jesus disse: "Toda a criação se renovará no paraíso". Para os proprietários de animais de estimação, eu diria que as palavras de Cristo podem significar que existe a possibilidade de que, quando isto acontecer, quando toda a criação for reunida num outro mundo, eles encontrem seus "amigos", pois o paraíso não deverá ser um lugar sem plantas nem animais.

O céu foi feito para o ser humano. A razão para os cães irem para o céu não é por nós, nem por eles. Talvez, isto sim, pelo nosso relacionamento com eles. Eu diria que o Deus do amor deseja que sejamos felizes e nos permitirá ter conosco, os animais que partilharam de nosso amor."

Depoimento do Rabino G. Winkler. Novo México.

"O livro dos provérbios diz: "As pessoas piedosas conhecem as almas de seus animais" - o que significa que uma pessoa estudiosa, evoluída, tem ligação com o espírito do seu animal de estimação. Vários ensinamentos do Talmud falam de animais que pertencem a rabinos da antigüidade.

O céu é chamado de "Jardim do Éden" e todas as criaturas são vistas celestialmente. O Pai Supremo, abençoado seja seu nome, não priva nenhuma de suas criaturas do prêmio celeste. Baseado em como viveram neste mundo, todos os animais receberão recompensa no mundo que está por vir.

Existe um paralelo entre o pensamento católico e judaico, onde prevalece o pensamento de que os animais foram feitos para nós. Não foram. Eles são imbuídos de espírito, alma e têm escolhas. Todas as criaturas têm algo para nos ensinar. Eles têm seu próprio conhecimento."

Depoimento do Reverendo A. Linzey. Fundação de Pesquisas para o Bem Estar Animal.

Prof. de Teologia da Universidade de Oxford.

"Para mim é perfeitamente óbvio e teologicamente essencial que os animais vão para o céu. Na verdade, a única e importante pergunta teológica é saber se o ser humano vai para o céu. Afinal, nenhum animal peca, nenhum é sem fé ou violento como nós, seres humanos. Os animais são criaturas inocentes que sofrem por erros que não são deles.

O Deus justo certamente dará a redenção e libertará de sofrimentos os animais, e dará a eles um lugar no céu.

A Bíblia se refere em várias passagens aos animais: "O cordeiro deitará com o leão", "A alma de todas as coisa vivas está nas mãos de Deus", "Todos os animais da floresta me pertencem".


Allan Kardec. Trecho do Livro dos Espíritos

" Pois que os animais possuem uma inteligência que lhes faculta certa liberdade de ação, haverá neles algum princípio independente da matéria ?

- Há e que sobrevive ao corpo.

Será esse princípio uma alma semelhante à do homem ?

- E também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus. "

 

Considerando que tudo isto seja verdade, como eu o acredito que seja, tornam-se ainda mais desumanas as práticas de laboratório, assim como os maus tratos e assassinatos de animais inocentes.

Como pensar em fazer sofrer um ser que tem uma alma como a nossa ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário