segunda-feira, 19 de maio de 2014

O FEIJÃO DE TODOS OS DIAS



  • 2 xícaras (de chá) de feijão 
  • 3 colheres (de sopa) de óleo ou 2 colheres (de sopa) de banha
  • 2 dentes de alho 
  • 1 cebola pequena 
  • 2 colheres (de chá) rasas de sal. 
  • Escolha e lave bem o feijão. Deixe-o de molho, de véspera. 


Leve-o ao fogo num caldeirão com água fria, pouco mais de 1 litro.
Quando ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar até que os grãos fiquem macios.
Se a água secar antes, junte um pouco de água quente.

Coloque o óleo ou banha numa frigideira e frite a cebola picada e o alho bem amassado.
Tire uma boa porção de feijão cozido com uma escumadeira e coloque-a na frigideira. Amasse um pouco com a própria escumadeira e deixe o feijão refogar bem.

Adicione então 1 concha de caldo do feijão, tempere com sal e deixe ferver.

Despeje no caldeirão o conteúdo da frigideira e deixe ferver mais alguns minutos, até tomar gesto e o caldo engrossar um pouco.

Com certas qualidades de feijão. o caldo não engrossa. Nesse caso. bata no liquidificador 1 concha de feijão com um pouco de caldo e despeje no caldeirão.

Habitue-se a temperar apenas a quantidade de feijão suficiente para cada refeição, pois guardado temperado ele adquire um sabor desagradável. Pode porém guardá-lo durante dois ou três dias. apenas cozido. temperando diariamente a quantidade necessária.

De qualquer maneira. se tiver sobras de feijão temperado, pode utilizá-lo num prato de virado, retemperando-o e acrescentando farinha de milho e mexendo bem até que a farinha cozinhe. Se o caldo do feijão não for suficiente, adicione um pouco de água quente e amasse-o com a escumadeira ao retemperá-Io.

Se preferir um tutu ao invés de virado. use o mesmo processo. mas com farinha de mandioca.

Outra maneira de aproveitar sobras de feijão é uma sopa. Retempere ou junte um tablete de caldo de carne. Acrescente um pouco de água e bata no liquidificador. Junte água suficiente para sopa, deixe ferver e adicione macarrãozinho ou fôlhas de couve, cortadas, mas não picadas. Sirva a sopa bem quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário