segunda-feira, 12 de maio de 2014

PARA QUEM SE DESTINA YOGA???


Segundo o prof. YVAN


Hare Shiva
Shiva Hare hare
Ainda hoje pessoas ligam ou escrevem perguntando se YOGA é bom para seus males..... tenho insonia, será que yoga que ajuda ?? Sou muito ansiosa, será que fazendo yoga consigo melhorar ?? Outras dizem que não conseguem ou acham que não conseguem fazer uma prática de Yoga porque ''sou muito travado'', ou algo tipo ''não consigo ficar parada, quanto mais numa aula de yoga...''
Mas, afinal, pra quem se destina yoga ?? Para os jovens, vigorosos, atléticos, sarados, super flexiveis e alongados ??? Pra estes também, mas Yoga pode beneficiar e ajudar muito a todos : crianças, jovens, adultos, idosos, obesos, hipertensos, gestantes, enfermos, diabéticos, sedentários, e todos os limitantes que vemos e conhecemos por ai.
A questão está em achar um método que se adapte à sua necessidade e possibilidade naquele momento..... Ou entao, colocar clara e abertamente ao professor as limitaçoes e dificuldades para realizar a pratica dos exercicios de Yoga... Até porque o risco está muito mais na forma incorreta de executar um ásana ou um pranayama do que nele exatamente, o risco se esconde por trás do ''como'' fazemos, da falta de atençao, da falta de concentraçao, da falta de observaçao, da falta de humildade, da falta de ouvir o próprio corpo...
Assim é que, se voce tem um carro 1.0, com bagageiro de 200kg mas insiste numa viagem com 250kg de bagagem, forçando o motor achando que ele é 1.6 ou 2.0, voce fatalmente não chegará ao seu destino porque o motor vai fundir... Ora, de quem é a culpa ?? o seu carro, por ser 1.0 e ter um bagageiro de apenas 200kg ou do proprietário/motorista que, ignorando essas características, forçou aquele que o carro não poderia dar e suportar ???
Eis aqui outro aspecto importante de praticantes de yoga : usar a inteligencia e o discernimento em tudo que vão fazer, aprender, tentar e treinar... Se não conhecemos nem o próprio corpo, que dizer entao de conhecer nossos pensamentos, nossas emoçoes, nossas intençoes e atitudes.... Sou um ilustre desconhecido de mim mesmo ? !
Depois não venha dizer que fundiu o moto

Nenhum comentário:

Postar um comentário