sábado, 10 de maio de 2014

PEIXE AO VINHO TINTO

Ingredientes: 
200 g de bacon
1 kg de peixe de carne rija em postas
1/2 copo de conhaque
1/2 litro de vinho tinto seco
1 maço de cheiro verde
Sal
Pimenta-do-reino
2 cebolas picadas ou 250 g de cebolinhas novas
4 colheres (sopa) de manteiga
250 g de cogumelos frescos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1) Pique as tiras de bacon em pedacinhos; leve ao fogo baixo em uma caçarola de fundo largo. Quando estiverem dourados, retire e reserve. Na gordura que ficou na caçarola, frite as postas de peixe em fogo forte. Retire do fogo, escorra a gordura e regue as postas com o conhaque. Tampe a caçarola e deixe macerar por 10 minutos.

2) A seguir, cubra com o vinho tinto, junte o maço de cheiro-verde e os pedacinhos de bacon fritos reservados. Tempere com sal e pimenta e torne a levar ao fogo, deixando ferver.

3) Numa panelinha à parte, refogue as cebolas picadas em 1 colher (sopa) de manteiga; junte-as ao peixe. Acrescente na mesma panelinha mais 1 colher (sopa) de manteiga e coloque os cogumelos picados e lavados. Tampe e, quando o suco começar a secar, junte-os também à caçarola do peixe. Cozinhe o peixe por mais 15 minutos, retire o cheiro-verde, passe as postas para uma travessa refratária e mantenha aquecido.

4) Misture a manteiga restante com a farinha de trigo, formando uma pasta. Vá juntando essa pasta aos poucos no molho de vinho, mexendo bem após cada adição. Deixe ferver mais alguns minutos e despeje esse molho sobre o peixe. Sirva com batatas cozidas no vapor.
Preparo: 30 minutos Cozimento: 45 minutos

Rendimento: 6 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário