sábado, 12 de abril de 2014

Devem os cristãos praticar Reiki?




por Marcia Backos

Três acontecimentos recentes convenceram-me de que muitos cristãos são atraídos pelo Reiki, mas não tem certeza se esse sistema de cura natural deve tornar-se parte de suas vidas.

O primeiro fato foi quando uma das minhas alunas passou vários meses se decidindo se devia ou não fazer a iniciação de Reiki. E eu não estava ciente da intensidade da sua luta interna  até  que ela fez o seguinte desabafo durante o seminário: "- Se os meus pais soubessem que eu estou aqui, eles alegremente me queimariam na fogueira." Ela era respeitosa com a versão do cristianismo dos pais dela, mas estava totalmente convencida de que  havia recebido um chamado de Deus para se tornar uma curadora e a igreja de seus pais não ofereciam  nenhum treinamento para tornar-se  curador. Então ela finalmente decidiu aceitar o chamado de Deus e o dom espiritual de cura e optou por trilhar o caminho oferecido pelo Reiki.

Uma outa situação vivida foi quando em uma  conversa com um dos pastores da minha igreja, eu perguntei sua opinião sobre Reiki. Ele casualmente observou que ele tinha ouvido falar de um mestre de Reiki que havia abusado de alguma forma de seus alunos, então ele não pensou muito da prática. Então mencionei as trágicas experiências na Igreja Católica com sacerdotes que abusaram sexualmente de crianças, mas que estes tristes episódios não  fizeram com que  as pessoas mudassem  de  opinião sobre o cristianismo, nem mesmo fizeram com que as pessoas deixassem de ir à igreja. Aparentemente, ele repensou a sua opinião. E, mais tarde no mesmo dia, ele me pediu para falar sobre tratamentos de Reiki com um homem recentemente diagnosticado com câncer no cérebro

E, o terceiro episódio foi quando um amigo escorregou e caiu sobre o gelo após sair de uma loja. Ele veio para uma reunião na igreja e disse ao grupo sobre a sua experiência. Ele estava obviamente com muita dor, e  um dos meus alunos e eu nos oferecemos para aplicar-lhe Reiki  e ele aceitou, embora não acreditando que o Reiki pudesse ajudar a aliviar sua dor, pois, como ele mesmo explicou,  já havido sofrido uma queda anterior onde machucara seriamente sua coluna.  Mas aceitou receber Reiki e, por incrível que pareça a dor sumiu.  No final da semana ele me mandou um email a dizendo que a dor não tinha voltado e que ele acreditava haver algo no Reiki o qual ele queria explorar ainda mais.

Cada um destes indivíduos se aproximaram do Reiki a partir de diferentes perspectivas.  Uma respondendo a um chamado espiritual , apesar da oposição. Outro não tinha uma boa compreensão do Reiki e, após uma explicação honesta, encarou o assunto de forma justa. O último chegou ao Reiki pela dor física devida a uma queda acidental.

Como a prática de Reiki se espalhou ao redor do mundo em um período de 30 anos e está entrando rapidamente na consciência pública, os cristãos têm abordado a sua utilização em uma variedade de maneiras. Mais e mais cristãos vêem Reiki como uma prática que oferece a oportunidade de acompanhar mais de perto os ensinamentos e exemplos de Jesus curando os enfermos. Outros estão preocupados por ter o Reiki origem Oriental e estão à procura de mais informações e experiências antes de se posicionarem sobre o assunto. Enfim, pensativos, cristãos comprometidos buscam informações precisas e oram por orientação para decidirem se  adotam a prática de Reiki em suas vidas.

Cada idéia nova ou mudança em nosso mundo nos desafia a se adaptar ao novo conhecimento e experiência.
Às vezes, um novo conhecimento tem influência sobre nossos valores e crenças religiosas.
Aqueles que tomam a sério a sua vida espiritual, muitas vezes, levam tempo para reunir informações sobre o novo assunto, portanto todos os cristãos devem pensar nisso e orar pedindo orientação. Pois só após este processo de oração, a decisão deve  ser tomada. Isto é,  se e como esses novos pensamentos e práticas podem ser incorporados em suas vidas diárias.
Esta é uma forma espiritualmente madura para lidar com as coisas desta natureza.  Também busque  conhecimentos através da leitura sagrada e profanas.
Enfim, será rezando e pedindo orientação que os cristãos poderão decidir o papel que o Reiki desempenhara em suas vidas.
É importante esclarecer que, enquanto muitos cristãos têm o Reiki como  uma prática gratificante espiritualmente, outros já o experimentaram, mas não o aprovaram.

Igrejas cristãs têm uma longa tradição de adotar práticas, com base em exemplos de ações de Jesus descritas na Bíblia, que melhoram a vida espiritual de seus membros  Algumas igrejas usam a música e liturgia; outras usam o silêncio e a oração inspirada; algumas culto no sábado (adventistas do sétimo  da) e outras no domingo; algumas usam a  dança,  algumas batizam por imersão e outras por aspersão de água sobre a cabeça; algumas honram e fazem pedidos aos santos, enquanto outros buscam experiências angelicais.

No culto cristão, a cruz é usada como um foco de adoração complementado por velas, músicas, contas de oração, sinos, incenso e outros itens rituais. Essas práticas muitas e variadas indicam a gama de métodos que diferentes grupos cristãos incorporaram aos ensinamentos biblícos para se aproximarem  de Deus. Todos são diferentes, mas todos se enquadram na definição do cristianismo.

Como os cristãos sempre procuram formas de aumentar e fortalecer os seus momentos espirituais, muitos têm adotado práticas para desenvolver os "dons do Espírito". Em I Coríntios 12:4-12, Paulo fala sobre o poder de curar. Além disso, Paulo descreve como as pessoas dentro de uma igreja tem papéis distintos como os  apóstolos, os profetas, os mestres, aqueles que realizam milagres, que curam,  aqueles que dirigem os outros,  e aqueles que falam em línguas estranhas (I Coríntios 12:28-31).

Como um dos dons espirituais é a cura, cristãos devotos estudam as escritura acima e  questionam sobre a imposição de mãos e, mais recentemente, a prática de Reiki.
Além disso, muitos cristãos encontraram em João 14:12 uma importante fonte de orientação, bem como a garantia de que se tornar curadores, não é apenas possível, mas também algo que nós, como cristãos, devemos  desenvolver se nos sentimos guiados espiritualmente a fazê-lo: Digo a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai  João 14:12
Essa citação é tanto uma  instrução como um desafio. Como cristãos devemos procurar maneiras de seguir mais plenamente os ensinamentos e exemplos de Jesus, a fim de nos aproximarmos de Deus, é importante estar ciente dos exemplos dados por Jesus para nós. Muitos deles focado em curar os outros (Mt: 14:14, Marcos 3:10, Lucas 4:38-39). E boa parte de sua cura foi feito por imposição de mãos. Aqui estão alguns exemplos: Em Mateus 8:14-15, Jesus usa toque para curar Pedro  de uma febre. Em Marcos 1:40-42 Jesus usa as mãos para curar um homem com lepra. Isso também é mencionado em Lucas 5:12-13.
Mateus 20:29-34 descreve como Jesus curou dois cegos tocando seus olhos e em Marcos 8:22-25 Jesus usa as mãos para curar outro cego. Em Marcos 07:32 35 ele usa toque para curar um homem que é surdo e não pode falar. Em Lucas 7:12-15, Jesus levanta um homem morto ao tocar seu caixão e em Lucas 8:49-55 Jesus usa toque para retornar uma menina morta à vida.

As Escrituras indicam claramente que a cura é algo a ser desenvolvido pelos verdadeiros cristãos. Cristãos que têm uma base sólida na fé sabe que Deus sempre está nos protegendo e  guiando. Todo cristão praticante de Reiki deve fazê-lo dentro da orientação e proteção de Deus e assim consolidando sua  crença de que eles foram orientados a seguir o exemplo de Jesus de ser um curador.

Você que foi chamado por Deus e pelo Espírito Santo para praticar o dom de curar, deverá perguntar-se se acredita ser o Reiki  o caminho certo para você.

Depois de cuidadosa investigação e estudo do que é o Reiki, a melhor maneira para você decidir se deve ou não fazer Reiki pode ser por meio da oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário