quinta-feira, 24 de abril de 2014

Olhar com compaixão para o tempo que não temos


By João Magalhães
st043-216
Nem sempre temos o tempo que queremos ou que precisamos e, sem dúvida que, se acumularmos durante muito tempo essa percepção, uma sensação de frustração se irá alojar em nós.

Uma coisa é o tempo que precisamos e outra o que realmente temos disponível. As obrigações e os afazeres muitas vezes sufocam as oportunidades que pensávamos ter. Então, como desenvolver uma atitude mais positiva perante a vida?

Quando olhamos com compaixão para a vida que estamos a levar e que não conseguimos concretizar, precisamos criar o distanciamento necessário para compreender tudo o que nos rodeia. Não estamos sós. Estamos todos interligados e a vida flui entre todos. Então, neste processo de compaixão por nós, temos mesmo que alcançar o entendimento da vida – o que precisamos doar, o que temos a trabalhar, o que verdadeiramente precisamos para nós.

Como este é um processo muito próprio para cada um, não há propriamente fórmulas mas sim vivências pessoais. Para estas situações podemos sempre trabalhar com os cinco princípios de Reiki, com auto tratamento e reflexão. Mas, sem distanciamento da realidade e das pessoas. Apenas o necessário para ganharmos perspectiva pois a vida realiza-se aqui e agora.
Deixo uma partilha de exercícios de Karuna e Reiki para o desenvolvimento da compaixão, nestas situações.

Exercícios de karuna para o desenvolvimento da compaixão

  • Autotratamento
  • Fazer a Meditação Karuna Metta para nós mesmos e para a nossa situação
  • Fazer uma meditação dentro do símbolo Harth, para desbloquear o chakra cardíaco
  • Fazer uma meditação com o Shanti para promover a paz interior

Exercícios de Reiki para o desenvolvimento da compaixão

Vale a pena compreender o que precisamos e desenvolver atos de compaixão para connosco e para com todos os intervenientes da nossa vida. Sem dúvida que o copo esvazia e ganhamos mais tolerância.
st043-216
João Magalhães 
João Magalhães é Designer, Mestre de Reiki e Presidente da Associação Portuguesa de Reiki. Desenvolve um projecto intitulado o Tao do Reiki, para Descobrir, Desenvolver e Crescer com o Reiki. É também um empreendedor social, acredita na capacidade que cada um tem para auxiliar a transformar a sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário