sexta-feira, 6 de junho de 2014

BOLO ARISTOCRATA

Massa: 
225 gramas de açúcar -
225 gramas de farinha de trigo -
6 ovos -
raspa de 1/2 laranja -
1 pitada de canela em pó -
1 colher (de chá) rasa de fermento em pó.

Creme de ovo: 
6 gemas -
6 colheres (de sopa) de açúcar -
3 colheres (de sopa) rasas de maisena -
3/4 de litro de leite -
casca de limão.

Creme de chocolate: 4 gemas -
4 colheres (de sopa) de açúcar -
2 colheres (de sopa) de chocolate -
2 colheres (de sopa) rasas de maisena -
700 g de leite.

Calda: 
1 copo de água -
1 colher (de sopa) de açúcar -
1/2 copo de marsala.

Massa:
Unte com manteiga ou margarina e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de 25 cm de diâmetro e 8 cm de altura aproximadamente.

Coloque numa vasilha 3 ovos inteiros, 3 gemas, o açúcar, a raspa da laranja e canela.
Bata muito bem e acrescente a farinha de trigo peneirada. Em seguida junte o fermento em pó e por ultimo as claras batidas em neve. Asse em forno brando de 20 o 25 minutos
Importante pare que a massa cresça é Indispensável batê·la muito bem.

Creme de ovos
Bata bem as gemas com o açúcar  até obter um creme espumoso. Acrescente a maisena dissolvida em 1/2 xícara de leite. Junte o leite e um pedaço de casca de limão. Leve ao fogo brando e mexa energicamente para evitar que se formem grumos. Deixe cozinhar até obter um creme consistente. Tire a casca do limão e deixe esfriar.

Creme de chocolate: 
Bata as gemas e o açúcar até obter um creme bem homogêneo. Acrescente o chocolate e a maisena dissolvida em 1/2 xícara de leite. Adicione o leite e leve ao fogo batendo energicamente para evitar que se formem grumos. Deixe cozinhar até obter um creme consistente. Retire do fogo e deixe esfriar.

Calda: Leve ao fogo a água com o açúcar e deixe ferver por alguns minutos. Junte o marsala e retire do fogo. Pode substituir o marsala por qualquer licor a gosto ..

Para montar o bolo, procede-se assim: quando o belo estiver frio. corte-o em 4 partes iguais em sentido horizontal. Num prato redondo, coloque uma camada de bolo, molhe-a com um pouco de calda e espalhe metade do creme de chocolate.
Cubra com mais uma parte de bolo, torne a molhar com calda e espalhe 1/3 do creme de ovo. Junte mais uma camada de bolo, molhe com a calda e espalhe o restante do creme de chocolate. Por último cubra com a última parte do bolo e molhe com a calda.

Cubro bem toda a superfície com o restante do creme de ovo o decore com raspas de chocolate. Este bolo é realmente aristocrático e agradará a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário