domingo, 8 de junho de 2014

PAMONHA SALGADA

No tempo do milho verde aparecem as pamonhas, iguaria típica do Norte do Brasil. 
É um prato forte, saboroso e com todo o charme que se encontra na cozinha brasileira. 
As pamonhas mais afamadas são as de Goiás, bem diferentes das conhecidas em São Paulo, que são doces. Em essência, a pamonha é feita com milho ralado escaldado em gordura e enfim cozido, envolto em folhas de milho verde, depois de temperado com sal e pimenta-do-reino a gosto. Logicamente, há muitas versões e você pode preparar pamonhas de várias maneiras; porém, frita ou cozida, a pamonha tem o sabor característico das boas coisas da nossa terra. 

O primeiro passo para fazer pamonhas é preparar a palha.

É preciso escolher boas espigas de milho verde. Com o auxílio de uma faca bem afiada, corte primeiro o pé (ponta) de cada espiga.
A palha assim cortada solta-se com facilidade, e você deve usar somente as folhas de dentro.
A posição correta de arrumar as folhas é a seguinte: coloque as palhas uma dentro da outra, cabeça com cabeça, ficando então as pontas opostas. Reserve.

Para preparar o recheio, rale primeiro o milho verde duro; depois, raspe o sabugo com uma faca.

Leve ao fogo um pouco de gordura de porco com sal. Deixe aquecer bem. Junte o milho ralado e refogue ligeiramente. Mexa para misturar tudo muito bem. Se quiser, adicione a essa massa pedaços de queijo ou carne de porco cozida. Poderá também utilizar linguiça de porco ou lombo.

Coloque um pouco dessa mistura nas palhas já preparadas. Feche-as dobrando as pontas e amarrando-as com o próprio amarrilho (cordão ou fio) da palha seca.

A seguir, leve as pamonhas ao fogo e deixe cozinhar. Quando as palhas começarem a tornar-se amarelas, as pamonhas estarão prontas.

Se quiser fazer pamonha frita, proceda assim: depois de cozida, retire as palhas e corte o recheio em pedaços. Por último, frite esses pedaços em gordura de porco bem quente.

Outro processo é fazer pamonha de massa crua frita.

Prepare primeiro uma massa igual à da primeira receita.

A seguir, adicione ovos e queijo ralado. Frite essa mistura às colheradas, em gordura quente.

Nota: Assim preparadas, as pamonhas costumam ser oferecidas com café. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário