segunda-feira, 30 de junho de 2014

CADA MACACO NO SEU GALHO

 REFLEXÕES SOBRE A CO-DEPENDECIA
Se você é aquele tipo de pessoa que esta sempre querendo controlar, entender e interferir na vida de outra pessoa. E que por conta disso, ora oscila entre o papel do perseguidor e ora o da vítima. VOCE É UM CO-DEPENDENTE. A co-dependência é isso, é você viver fora da sua própria raia porque esta ocupado demais invadindo o espaço de outrem. Não é fácil perceber e assumir essa responsabilidade. Mudar então, porque controlar funciona como um vício, pois enquanto você controla o outro, tentando sempre entender os seus sentimentos e os seus comportamentos, é como se você se escondesse dos seus próprios problemas. Sabe aquela famosa teoria que diz que dois corpos não ocupam o mesmo espaço? É impossível que você consiga viver a sua própria vida enquanto vive a do seu marido, a do seu pai, a da sua mãe e a de qualquer pessoa que cruze o seu caminho.

O co-dependente toma as dores da amiga, resolve um problema do marido e se mete nas questões de outras pessoas. Tudo para ajudar, claro, com a maior das boas intenções. Mas vocês percebem que é DA amiga, DO marido e DE outras pessoas? A intenção é ótima, mas canaliza Sua forças para situações que não lhe dizem respeito e ainda corre o risco de ser mal interpretada. Então de perseguidora-controladora, passa para vítima! Coitada de mim!

E essa visão se estende aos casos em que você discorda da atitude de outra pessoa. Entendam, assim como eu venho tentando entender, que a única pessoa no mundo a quem você pode exercer controle, impor limites e promover mudanças, é você mesmo e mais ninguém.

Você pode discordar da atitude do marido, do pai, da mãe, do papagaio e da chata da sua vizinha, mas isso pertence a eles e certamente não é você que vai conseguir muda-los ou fazer com que eles sejam diferentes.

É como um vício mesmo, porque se não permanecermos alertas ao que acontece conosco, se bobearmos, nadamos na raia do outro e abandonamos a nossa por completo, abrindo ainda espaço para que alguém conduza a nossa vida.

Realmente é um saco admitir que não podemos e que não adianta sairmos por aí dando lição de moral em todo mundo, porque querer que o mundo gire de acordo com as nossas expectativas é uma proposta tentadora, mas completamente irreal. Mudar pode parecer fácil, mas não é. Pode parecer impossível, mas não é também. Porque quando você aprende a focar toda a sua energia apenas naquilo que te cabe, a sua vida engata num automático e o que acontece ao seu redor, e que não te diz respeito, passa despercebido. Afinal, você esta ocupado demais resolvendo os seus próprios dilemas e buscando a sua própria felicidade..

Nenhum comentário:

Postar um comentário