terça-feira, 10 de junho de 2014

Exercicío de Yoga : TRATAKÁ, a fixação ocular


Por : Yvan Arcuri Sinico

HARE OM HARE OM HARE OM
Começamos nosso mes de junho, mes do solstício de INVERNO, com uma pratica tradicional do Yoga e muito gostosa de se fazer esta época do ano em que o frio nos envolve e utilizar velas traz conforto e uma sensação de aconchegancia..... TRATAKÁ
Bem, na primeira semana , fizemos o primeiro tipo : bahiranga trátaka, exercício externo, que inclui a fixação do olhar em algum ponto, como uma flor, uma folha, um símbolo ou a chama de uma vela, sem piscar, até lacrimejar intensamente.
Já nesta semana, daremos uma ênfase maior à modalidade : antaranga trátaka é um exercício interno, que envolve visualização. Imagina-se um objeto, um símbolo ou um yantra no espaço escuro dentro da cabeça, na altura do intercílio. O objetivo é alcançar a mesma clareza que quando se olha para o objeto com os olhos abertos.
E na proxima semana, já entrando oficialmente no inverno do hemisfério sul, daremos destaque para a combinação dos 2 tipos : o antarbahiranga trátaka, combina os outros dois, que se fazem de forma alternada. Esses exercícios podem fazer-se a qualquer momento do dia.
O trátaka, qualquer dos tipos que se pratique, beneficia a saúde geral dos olhos, chegando em alguns casos a curar miopia ou astigmatismo, aumenta a força de vontade, desperta a clarividência (shámbhaví siddhi) e constitui uma excelente preparação para as técnicas avançadas. De todos os exercícios de trátaka, escolhemos a fixação na chama da vela, por ser ao mesmo tempo simples, fácil e de resultados rápidos. Entao, escolha sua vela, perfumada ou não, bonita e sofisticada ou branca e simples, deixe uma música suave e tranquila de fundo e pratique, pratique, pratique.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário