quinta-feira, 5 de junho de 2014

TORTA DE PÃO

Eis uma receita básica que você poderá aproveitar de várias maneiras. Por exemplo, para substituir o pão. fazer canapés, recheada,  enfim,  as versões são muitas. o resultado sempre delicioso. 

Neste post, você encontrará duas maneiras de prepará-la: 

1/2 kg de farinha de. trigo
100 g de manteiga ou margarina
6 colheres (de sopa) de óleo
25 gramas de fermento em tablete
leite
sal.
Unte com manteiga ou margarina uma fôrma de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha de trigo.

Coloque numa tigela um punhado de farinha de trigo e junte pouco mais da metade do fermento, bem esmigalhado. Amasse com leite suficiente para formar uma massa bem mole (se quiser, em lugar de leite, use água morna).
Cubra a massa com um guardanapo e deixe fermentar em lugar quente durante 1/2 hora. Despeje o resto da farinha de trigo sobre a mesa e faça um buraco no centro. Junte o fermento restante bem esmigalhado, a manteiga ou margarina amolecida e amassada com um garfo, uma pitada de sal e o óleo.
Amasse e adicione a mistura que está fermentando na tigela, acrescentando pouco a pouco o leite morno, em quantidade suficiente para obter uma mistura bem macia.
Trabalhe a massa com as mãos para torná-la lisa e homogênea. Ou quando notar que se estão formando bolhas, abra com o rolo e forre a fôrma já preparada, apertando com as mãos para que a massa fique bem assentada.

Com uma faca passada na farinha de trigo, dê talhos na superfície da torta, formando losangos. leve ao forno moderado durante 1 hora. Desenforme e deixe esfriar bem antes de servir.

1 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo
1 xícara (de chá) de maisena
3/4 de xícara (de chá) de óleo
3/4 de xícara (de chá) de queijo parmesão ralado
1/2 copo de leite
2 ovos
50 gramas de manteiga ou margarina
1 colher (de sopa) rasa de fermento em pó
salsa picada
orégano
pimenta-do-reino
sal.
Amasse a manteiga ou margarina com um garfo. Junte as gemas e bata bem. Acrescente a farinha de trigo, maisena, queijo ralado, óleo, o fermento dissolvido no leite e, por último, as claras batidas em neve. Prove e, se for preciso, tempere com sal. Junte a salsa picada e mexa.

Despeje a massa numa fôrma untada com manteiga ou margarina e asse em forno moderado por 40 minutos. Desenforme e deixe esfriar antes de servir.

Se quiser, pode rechear à torta assim: despeje na fôrma metade da massa. Sobre ela coloque 2 tomates cortados em fatias, 2 ovos cozidos cortados em fatias, 1 lata de filés de sardinhas ou 150 g de presunto ou salsicha, linguiça, etc., 1 pimentão cortado em tiras, 1 lata de palmito ou ervilhas e azeitonas.
Polvilhe com orégano e pimenta-do-reino. Cubra com a massa restante e polvilhe com farinha de rosca. Asse em forno quente até corar bem. Com recheio, a torta de pão pode tornar-se o prato forte de qualquer menu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário