sábado, 4 de outubro de 2014

MAS NÃO SE MATA CAVALOS?

Traz uma história fictícia ambientada em algo que realmente aconteceu. Nos anos 30, os EUA estavam em profunda depressão econômica e a população, apática e sem esperanças, se submetia a qualquer coisa por um pouco de dinheiro e comida. Foi assim que surgiram as Maratonas de Dança, onde em troca de comida e um prêmio ao vencedor as pessoas se submetiam a horas de dança ininterrupta diante de platéias tão apáticas e desesperançosas quanto elas. As maratonas podiam durar meses e muitas pessoas morriam ou entravam em coma durante a competição.
Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (14)É nesse cenário que conhecemos Robert Syverten, personagem principal e narrador de Mas Não se Mata Cavalo? Pobre e sem perspectivas, ele encontra em Gloria Beatty uma chance de conseguir algum dinheiro e um “passaporte” para Hollywood, grande sonho de ambos. Gloria o convida para ser seu par em uma maratona de dança e ele, sem saber o quanto aquilo mudaria sua vida, aceita. A empatia entre ambos acaba poucos dias após o começo da Maratona, quando Robert percebe que Gloria é muito mais soturna e depressiva do que ele poderia imaginar. Ainda assim, continuam competindo juntos.

É incrível ler uma história dessas e saber que isso aconteceu de verdade. O livro é muito detalhista nesse sentido e você se vê dentro da história. Acompanhamos a angústia e o total abandono de Robert, nessas maratonas desumanas e mórbidas onde as pessoas dançavam por horas e tinham intervalos de apenas onze minutos para comer, tomar banho e dormir. Elas moravam nas pistas de dança por meses. Só no final dos anos 30 as competições foram proibidas e a maior delas chegou a durar seis meses. Você consegue se imaginar dançando por seis meses sem parar? É assustador e fascinante ao mesmo tempo.

O livro em si é ótimo, cativante. Sentimos empatia por Robert desde os primeiros parágrafos e, mesmo já sabendo o inevitável fim (a história é contada em flash back), não tem como não torcer para que de alguma forma ele se safe da armadilha em que caiu. Eu recomendo muito a leitura, além do livro ser excelente, esse viés histórico serve para mostrar que apesar do mundo hoje ser um caos, aparentemente ele já foi bem mais cruel.

- See more at: http://www.elviscostellogritoumeunome.com.br/resenha-mas-nao-se-mata-cavalo-horace-mccoy/#sthash.lO7kQmay.dpuf
Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (15)
Durante 
"A Grande Depressão", o pior período econômico na história e causado por uma queda do mercado de ações em 1929. Milhões de pessoas perderam seus empregos e casas o que resultou e levou as pessoas a mendigar ou roubar como um meio de sobrevivência. Sem dinheiro e pouca esperança, as pessoas começaram a participar de maratonas de dança como um meio de escapar da escuridão da vida cotidiana.
Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (1)
O primeiro registro destas maratonas foi criado por Alma Cummings que dançou incríveis, 27 horas! As maratonas pode durar semanas ou meses com a única condição, que você não poderia parar de dançar. A mais longa maratona gravado na história teve a marca incrível de 4.152 horas e 30 minutos. 
Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (2)
O primeiro registro destas maratonas foi criado por Alma Cummings que dançou incríveis, 27 horas! As maratonas pode durar semanas ou meses com a única condição, que você não poderia parar de dançar. A mais longa maratona gravado na história teve a marca incrível de 4.152 horas e 30 minutos. 
Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (3)
Na década de 1930, tornou-se maratonas de dança um negócio rentável e os participantes enfrentava filas afim de conseguiram chegar ao final da maratona  para ganhar prêmios em dinheiro. 
Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (4)
Devido ao esforço e cansaço algumas pessoas morreram durante a maratona e outras caíram em coma. Até o final dos anos 1930, maratonas de dança ficaram proibidas na maioria dos Estados Unidos.
Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (5)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (6)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (7)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (8)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (9)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (10)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (11)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (12)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (13)Maratonas de Dança-A grande Depressão-1929-Concurso de dança (14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário