quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Vida - apenas um sopro....

Um dia depois da morte de Oscar Niemeyer. proxirno de completar 105 anos, foi republicada uma entrevista que ele havia dado à BBC Brasil em 2001, por ocasião dos 41 anos de Brasília. Em poucas palavras, o gênio da arquitetura, na ocasião com seus 94 anos, forneceu importantes informações a respeito da cidade e sua construção. Mas, dentre as declarações que fez, a que mais me chamou a atenção, pois foi proferida por alguém que já havia alcançado muito sucesso e vivido muito, foi esta: A vida é um sopro, um minuto. A gente nasce, morre. O ser humano é um ser completamente abandonado ... ". 

Sua  visão a respeito da vida, como ateu que parecia ser, não era das mais agradáveis, pois demonstrava um sentimento de abandono e de desesperança. Como se percebe na sua declaração,  ele se sentia só, mesmo no auge da fama e no meio da multidão de seguidores. Por outro lado, sua observação a respeito da brevidade da vida está em acordo com a Bíblia, que diz:  O homem é como um sopro; seus dias são como uma sombra passageira" (SI 144.4). Sim, por mais que alguém viva, mesmo que mais de um século, a vida é como um sopro ou neblina: apenas se forma  e logo se vai.

Bem, diante dessa constatação de que a vida é um sopro, como devemos viver? Não como se a vida fosse durar para sempre , e sim conscientes de que ela está nas mãos de Deus e que logo vai passar. Dure quanto durar, nossa vida continua sendo um sopro. Assim, enquanto estamos aqui, nesta rápida passagem, como cristãos verdadeiros, devemos aproveitar o tempo para fazer o bem (Tg 4.17), juntar tesouros no céu (Mt.6.19-20) e, em especial, para ajudar outros a encontrar a soluçao para a brevidade da vida, a vida eterna pela fé em Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário