quinta-feira, 19 de setembro de 2013

"Aquém e além do cérebro".

Sabe aquelas situações onde, por exemplo,  você sonha ou pensa em alguém e acaba por receber um telefonema ou mesmo encontra a pessoa?  Provavelmente  não seja uma simples coincidência...pois recentes estudos comprovaram que nossa intenção interfere no outro! 
A diretora do Instituto de Ciências Noéticas da Califórnia, Marilyn Schlitz, autora de inúmeros artigos científicos sobre medicina alternativa e complementar, desenvolveu vários modelos experimentais para testar a hipótese de ser possível alguém influenciar outra pessoa que está distante e que não sabe estar sendo alvo de atenção. Através de medidas fisiológicas (como o calor e o suor da pele), mediu-se o efeito da intenção dirigida pelo "influenciador" no sujeito passivo. Os resultados demonstram que há modificações "estatisticamente significativas" - isto é, não podem ser explicadas pelo acaso - nas pessoas que foram objeto de observação.
Mais: os resultados são ainda mais expressivos quando as pessoas envolvidas têm uma ligação. Numa investigação envolvendo casais, em que uma das pessoas sofria de câncer, pediu-se ao elemento saudável que participasse num projeto de treino espiritual com a intenção de dirigir amor e compaixão ao parceiro. Em diversas ocasiões, o indivíduo saudável concentrava-se no que estava doente e tentava transmitir sentimentos benévolos. Mesmo não sabendo quando estava a ser alvo desse processo, o corpo do elemento doente registava alterações muito significativas, garante a investigadora.
Estes resultados parecem indicar, na opinião de Marilyn Schlitz, que existe uma ligação entre as pessoas, a um nível ainda não cabalmente explicado, que é tanto maior quanto os sentimentos que as unem. A convicção pessoal da investigadora é que estudos científicos como estes estão a fundamentar tradições espirituais e teorias metafísicas de que tudo e todos estão conectados.
"O que estamos a fazer é pegar nas lentes da ciência para começar a explorar a natureza da nossa experiência interior. E o que a ciência nos está a dizer é que há meios pelos quais o binómio mente-corpo de uma pessoa está ligado ao de qualquer outro", afirma Marilyn Schlitz.
Ok, o Instituto Noetic não é o mais imparcial pra esse tipo de pesquisa, mas é o que está interessado nesses fenômenos. Cabe a universidades e outras organizações tentar reproduzir - ou refutar - tais experimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário