domingo, 29 de setembro de 2013

Rocambole de cenoura (by mama Tereza)

Hoje é domingo e dia de ir fazer minhas excursões semanais na casa de minha mãe. E hoje, alem de fotos de meu saudoso pai, eu "confisquei" essa receita de rocambole bem diferente! "Invencionices" da minha mãe!
ROCAMBOLE DE CENOURA
Meio quilo de cenouras
Duas colheres de trigo
400 gramas de açúcar
4 gemas
1 pitada de sal
2 colheres bem cheias de manteiga
3 claras em neve

Depois de raspadas ou descascadas, cozinhe as cenouras e passe-as no liquidificador juntamente com os demais ingredientes (exceto as claras). Retire a misture do liquidificador e adicione as claras em neve, mexendo levemente. Leve para assar  em uma assadeira forrada com papel impermeável untado com manteiga e pulverizado com farinha de trigo (preferencialmente, mas se não tiver papel em casa asse direto na assadeira mesmo) . Depois de assada, deite a massa sobre um guardanapo úmido, recheie como quiser e enrole como rocambole.
Minha mãe aproveitou as 3 gemas que sobraram e fez baba de moça da seguinte forma:
BABA DE MOÇA : Junte numa panela e leve ao fogo um vidro de leite de coco e mais ou menos 200 gramas de açúcar. Quando levantar fervura, retire a calda do fogo, e vá acrescentando as 3 gemas ligeiramente  batidas e dissolvidas numa pequena porção do mesmo doce. Leve novamente ao fogo e retire assim que ferver. Recheie e, se sobrar, cubra o rocambole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário