sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Origem e Natureza dos Espíritos

O Livro dos Espíritos: Origem e Natureza dos Espíritos
   
     Os Espíritos são de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição que tenham alcançado.
     As ordens ou graus de perfeição dos Espíritos são ilimitadas em número, porque entre elas não há linhas de demarcação traçadas como barreiras, de sorte que as divisões podem ser multiplicadas ou restringidas livremente. Todavia, considerando-se os caracteres gerais dos Espíritos, elas podem reduzir-se a três principais.
     Na primeira, colocar-se-ão os que atingiram a perfeição máxima: os puros Espíritos. Formam a segunda os que chegaram ao meio da escala: o desejo do bem é o que neles predomina. Pertencerão à terceira os que ainda se acham na parte inferior da escala: os Espíritos imperfeitos. A ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más que lhes retardam o progresso, eis o que os caracteriza. 
    Cada Espírito tem o poder de praticar o bem, de acordo com o grau de perfeição a que chegou. Com relação aos Espíritos de segunda ordem, para os quais o bem constitui a preocupação dominante, uns possuem a ciência, outros a sabedoria e a bondade. Todos, porém, ainda têm que sofrer provas. 
      Os da terceira categoria não são todos essencialmente maus; uns há que não fazem nem o mal nem o bem; outros, ao contrário, se comprazem no mal e ficam satisfeitos quando se lhes depara ocasião de praticá-lo. Há também os levianos ou estouvados, mais perturbadores do que malignos, que se comprazem antes na malícia do que na malvadez e cujo prazer consiste em mistificar e causar pequenas contrariedades, de que se riem. 

Obra: O Livro dos Espíritos
Referência: Livro Segundo - Mundo Espírita ou dos Espíritos, Capítulo 1 - Dos Espíritos, Item I -Diferentes Ordens de Espíritos (resumo).
Bibliografia: KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. Federação Espírita Brasileira, 2004. Disponível em: <http://www.febnet.org.br/ba/file/Obras%20B%C3%A1sicas/le.pdf>;. Acesso em: 25 set. 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário