quinta-feira, 3 de outubro de 2013

ARQUETIPO 11 - BASE E EQUILIBRIO: FUNDAMENTO

Baseado no Livro REIKI ARQUETIPO DE DOROTHY MAY
Pense um pouco sobre o desequilíbrio  De que modos você pode estar em desequilíbrio  Somente quando estamos sobre uma base sólida - enraizados na sensação, no sentimento, na ação e na firmeza do mundo material - é que podemos curar.
Ter base é um principio importante em todo o trabalho com energia. Ter equilíbrio é o objetivo de toda pratica espiritual. Quando aplicamos ou recebemos reiki, nosso sistema energético entra automaticamente em equilíbrio: se estamos muito "frios", o Reiki nos aquece; se estamos muito "quentes", o Reiki nos refrigera.
Nossos principais canais de energia percorrem verticalmente o nosso corpo, enquanto correntes mais sutis seguem em outras direções. Esse pólo centrado na terra nos mantem ligados a ela e em equilíbrio com o mundo natural em que vivemos. Damos o nome de base ao contato energético feito por intermédio do corpo. Ter base significa estar consciente de que o nosso corpo esta ligado á terra; a base propriamente dita se forma no contato firme que fazemos com a terra por meio dos nossos pés e pernas. Todo excesso de energia se escoa pelo solo. Sentimos, então, que podemos ficar firmes sobre nossos dois pés e avançar na jornada da vida.
Somente assentando-nos sobre bases sólidas é que podemos estar presentes, determinados e ser dinâmicos. Somente enraizando-nos na sensação, no sentimento, na ação e na solidez do mundo material é que podemos começar a elevar a nossa consciência. Desligada do corpo, a consciência é ampla demais, excessivamente vaga e vazia para ser útil ao nosso desenvolvimento espiritual.
Mas quando ela está ligada ao corpo, temos um fluxo de energia dinâmico através de todo o nosso ser.Ficamos "conectados" com o sistema.
As polaridades deste arquétipo são: centrado e disperso. Quando estamos centrados, sentimo-nos inteiros e completos. Precisamos ser capazes de responder ao mundo ao nosso redor, e não ignorar seus apelos legítimos. Quando estamos centrados, temos um ponto de referencia, e então sabemos onde ele está e como chegar a ele. Se o stress e a tensão da vida diária nos levam ao desequilíbrio, sabemos como voltar ao centro de maneira saudável.
Com a nossa energia dispersa, pouco realizamos e vivemos num constante estado de sobressalto. Na ocorrência de um trauma, nossa energia se dispersará, e se a situação se prolongar, podemos inclusive ficar fragmentados. Não podemos viver num estado de crise crônica; os problemas precisam ser resolvidos para podermos voltar ao nosso centro. Tendo Deus como nosso centro,não precisamos ter medo. Aproxime-se da outra extremidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário