domingo, 27 de outubro de 2013

YOGA AJUDA NA CONCENTRAÇÃO?

Prof. Yvan
Neste domingo, o professor Yvan Arcuri Sinico http://yogayvan.blogspot.com.br/ do Espaço Alqhimia, nos presenteou com alguns esclarecimentos sobre a Yoga os quais achei muito pertinentes e compartilho com vocês !!!

Namastê, namastê, namastê !!!

Muitas pessoas ligam, perguntam, entram em contato pelo site ou email perguntando se a prática de Yoga ajuda na concentração. Sim e Não... Às vezes, acham estranho utilizarmos tanta variedade de exercícios corporais (asanas), respiratórios (pranayamas), relaxamento e meditação para só depois atingir um estado de concentração.

Bem, primeiro, concentração depende muito de cada pessoa, suas necessidades, suas dificuldades, suas tendências e suas particularidades. Mas, segundo alguns estudos e pesquisas, certos aspectos são indispensáveis para se ter um bom nível de concentração : 

1) EU ME CONCENTRO MAIS NAQUILO QUE GOSTO MAIS. Assim, é importante colocar gosto naquilo que você vai fazer, e, principalmente, naquilo que você precisa fazer. Se você fizer contrariado, com raiva, empurrado , sem o menor prazer e gosto ficará muito difícil manter-se concentrado. Como não fazemos apenas o que gostamos, seja o que for que fizermos, coloquemos uma pitada de gosto e prazer.
2) CONCENTRAR-SE É ESTAR PRESENTE, CONSCIENTEMENTE PRESENTE NAQUILO EM QUE ESTÁ. Dessa maneira, ao nos colocarmos estudando, precisamos estar 100% mergulhados no assunto a ser aprendido. Ao estarmos executando uma tarefa, precisamos estar 100% nela. Assim, a eficiência será maior, e a realização/assimilação será melhor. Que tal começar esta prática desligando o seu cel enqto executa ou estuda ??? que tal desligar sua net eqto está conversando e tentar ficar 100% presente ??
3) A CONCENTRAÇAO DEPENDE TAMBÉM DE FATORES FISIOLÓGICOS. De fato, segundo pesquisas não tão recentes, a falta de hidratação em nosso corpo é uma das causas da pouca concentração, cansaço, desânimo, etc... Veja só, comece observando seus hábitos diários e cheque se você bebe pelo menos uns 5 ou 6 copos dagua, se come maça ou pera, melão ou melancia todos os dias. Do contrário, a baixa hidratação poderá dificultar, e bastante, suas chances de ter uma melhor concentração.


Bem, mas a pergunta inicial era se YOGA = CONCENTRAÇAO. Se fizermos nossa prática de yoga em acordo com os passos acima sugeridos, SIM, a resposta é que com yoga sua concentração vai melhorar e muito. Namastê.
Postado por Yvan_Yoga ( Instituto Alqhimia) às 00:11 http://yogayvan.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário